CONTRA A GRIPE: No Vale do Iguaçu, União da Vitoria atinge meta geral

Mesmo assim, percentual de crianças vacinadas ainda ficou abaixo do que recomenda o Ministério da Saúde

·
Atualizado há 7 anos

Balanço do Ministério da Saúde aponta que, até o final da campanha, 46 milhões de brasileiros foram vacinados em todo o País. Esse total considera todos os grupos com indicação para a vacina, incluindo população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades, além da população que não faz parte de nenhum desses públicos prioritários. O público-alvo da campanha, que não considera esses grupos, é de 54,2 milhões de pessoas. Desse total, 82,5% foram vacinados.

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza terminou no dia 9, após ser prorrogada em duas semanas. A vacina contra a gripe estava disponível na rede pública de saúde desde o dia 17 de abril, totalizando oito semanas de campanha. Neste ano, o Ministério da Saúde decidiu disponibilizar a vacina para toda a população durante a última semana da campanha para evitar desperdício, já que havia um estoque disponível de 10 milhões de doses. A medida era válida enquanto durassem os estoques da vacina nos estados.

No total, 1,8 milhão de pessoas que não faziam parte do público-alvo se vacinaram, o que significa 4% do total de doses aplicadas na campanha. A faixa etária que mais procurou a rede pública de saúde da população que não é alvo foi a de 30 a 39 anos, com 379,2 mil doses aplicadas (20,5%). Mesmo com a expansão do público para vacinação neste ano, a meta da campanha, que é de 90%, ainda não foi atingida. Os estados que ainda têm doses em estoque podem continuar vacinando a população.

No Vale do Iguaçu

Apenas União da Vitória atingiu a meta. Conforme a equipe da Epidemiologia, o total alcançado foi de 93,97% da comunidade (veja mais no quadro). Mesmo assim, o grupo das crianças, de zero a cinco anos, ainda não atingiu o percentual. Por isso, no município, a vacina da gripe ainda não será disponibilizada para a comunidade. Isso só vai acontecer, como mostrou O Comércio, quando pelo menos 90% dos baixinhos forem imunizados.

Já em Porto União, a vacinação garantiu a imunização de 80% do público que deveria receber o medicamento. Na regional, apenas Canoinhas e Três Barras bateram a marca do Ministério (veja mais no quadro). Contudo, diferente de União, no lado catarinense dos trilhos a vacina está disponível para qualquer pessoa. A equipe da Epidemiologia garante que há estoque para atender o público, bem como para a segunda dose das crianças (dos bem novinhos, que recebem a vacina fracionada).

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

UNIÃO DA VITÓRIA

Crianças

72,74%

Gestantes

90,58%

Puérperas

103%

Idosos

100,25%

Trabalhadores na saúde

128,56%

REGIONAL DE PORTO UNIÃO

Três Barras

94,32%

Canoinhas

92,43%

Bela Vista do Toldo

87,17%

Irineópolis

81,21%

Major Vieira

80,75%

Porto União

80,20%

Matos Costa

67,02%