DEZEMBRO LARANJA: Campanha faz alerta para o risco do câncer de pele

·
Atualizado há 7 anos

DezembroXlaranja
Filtros solares protegem: uso vale até para os dias nublados

Com o mês de dezembro, que marca o início do Verão, começa também a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Sendo o tipo de câncer mais incidente do Brasil, com 176 mil novos casos ao ano, o câncer de pele ganha campanha de conscientização intitulada “Dezembro Laranja” e busca disseminar para a população o valor dos cuidados com a pele e o uso do protetor solar, os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce para evitar danos maiores ou mutilações mais profundas.

Tendo como principal causa a exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento, o câncer de pele surge com mais frequência nas áreas mais expostas ao sol como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Apenas um médico dermatologista está capacitado para fazer o diagnóstico, porém algumas características podem ajudar a população a identificar a doença, como lesões na pele, pintas que apresentem mudança de cor ou textura e feridas que não cicatrizam.

Para evitar a doença, a melhor forma é evitar o sol e fazer o uso de protetor solar diariamente com fator de proteção solar (FPS) acima de 30. E neste ponto, quem mora no Vale do Iguaçu está de parabéns. Conforme os atendentes de duas farmácias, a venda dos protetores já começou. Alguns estabelecimentos, inclusive, oferecem o produto com desconto há alguns meses: uma forma de estimular a saída e incentivar a prevenção. Os protetores variam de fator e por conta dele – e da marca – de preço. Em média, um frasco custa a partir de R$ 19,90. Marcas mais famosas, contudo, podem chegar aos R$ 100.

Testando habilidades

Junto com a campanha, a SBD lançou um quiz que ajuda a população a entender o seu nível de conhecimento sobre a exposição ao sol, bem como uma calculadora que ajuda a identificar os pacientes de risco da doença. Os testes estão disponíveis no site da campanha: www.controleosol.com.br.