Dia D contra H1N1 é neste sábado

Secretarias de Saúde do Vale do Iguaçu já aplicam a dose desde o início da semana

·
Atualizado há 8 anos

Hoje todos os postos de saúde do Vale do Iguaçu estarão abertos das 8 até às 17 horas para aplicar a vacina contra a Influenza A/H1N1. O Dia D também ocorre em todo o País durante este sábado, contudo, as Secretarias de Saúde do Paraná e Santa Catarina anteciparam a vacinação em uma semana, e desde a segunda-feira, 25, as doses já estão sendo aplicadas no grupo prioritário.

Em União da Vitória, conforme a chefe do setor de Epidemiologia, Marly Della Latta, as vacinas chegaram a faltar na quarta-feira, 27, mas não quer dizer que a campanha será encerrada. “Nós estamos recebendo a vacina aos poucos. Vamos ter todas as doses necessárias para o grupo de risco, mas as pessoas têm de entender que não vamos vacinar fora desse grupo”, disse.

GrXXficoXH1N1A meta de preconização da Secretaria de Saúde de União da Vitória é de cerca de 13 mil pessoas. Dessas 3.700 já foram imunizadas desde o início da semana. Ainda segundo Marly, a ideia é aplicar a vacina em pessoas que não fazem parte do grupo de risco, mas, apenas, se sobrar. “Agora só está recebendo a vacina quem está na lista do Ministério da Saúde”, reafirma.

Essa lista inclui gestantes, idosos acima de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, puérperas, funcionários da Saúde e, também, pacientes com doenças crônicas. Nesse caso deverá ser apresentado um atestado médico comprovando o tipo da doença.

Do lado de Porto União as doses também estão sendo aplicadas desde a segunda-feira. A meta é imunizar 10.352 pessoas. Desse número, segundo o secretário de Saúde, Rogério Stasiak, 2.500 já foram vacinadas. O número pode crescer consideravelmente até o sábado, pois a campanha no interior do município também teve início mais cedo. “Nós começamos na quarta-feira, 27, e vamos até hoje (ontem) com as vacinas nos postos do interior”, reforça. “Em média estamos atendendo 800 pessoas por dia, tanto na área central quanto nos bairros e no interior”, comenta.

Para Stasiak o número de imunizados até o momento supera as expectativas da Secretaria. “Nós pensávamos que o pessoal iria procurar os postos só depois do dia 30, mas não. É um número muito bom e a partir de sábado vai intensificar ainda mais”, reforça.

A campanha nacional de vacinação da Influenza segue até o dia 20 do próximo mês.

Dose paga

Em União da Vitória a clínica São Camilo está vendendo doses da vacina. A unidade de saúde é a única do Vale do Iguaçu que aderiu ao modelo “particular”. Até o momento mais de 800 pessoas encomendaram a dose. A clínica fez uma lista com os nomes dos interessados e está chamando para a imunização conforme recebe a vacina. Para quem optar pagar pela imunização deverá desembolsar cerca de R$ 105. Para fazer parte da lista o número 3524-2579 foi disponibilizado.