Dia D de vacinação contra Pólio e Sarampo é neste final de semana

Secretarias de Saúde lembram que as doses das vacinas estão disponíveis durante todo o ano, independente da campanha, nos postos de saúde

·
Atualizado há 9 anos

capa
(Foto: Arquivo).

Começa no sábado, 8, mais uma campanha de vacinação contra a Poliomielite e também contra o vírus do Sarampo – a tríplice viral, nas Cidades Irmãs. Contudo, por mais que as campanhas comecem juntas, as vacinas de Pólio serão estendidas até o dia 28 em Porto União, uma semana a mais que a campanha do Sarampo.

Na cidade, segundo o secretário de Saúde, Jair Giraldi, mais de 2100 crianças fazem parte da faixa etária obrigatória de vacinação. “Crianças de 6 meses a 4 anos devem ser vacinadas contra a Pólio, mas na idade de 0 a 6 meses ela pode ser ministrada em qualquer posto de saúde em qualquer época”, lembra Giraldi.

Já as vacinas contra o Sarampo, crianças de um a 4 anos de idade poderão receber a dose até o dia 22. “Temos 1922 crianças nessa faixa etária e sempre é importante ressaltarmos que mesmo a criança que já recebeu a vacina contra o Sarampo deve ser vacinada novamente, dentro dessa faixa”, pede o secretário.

Em União da Vitória o Dia D também será no sábado, mas o tempo de campanha entre as duas vacinas é igual e seguem até o dia 28. Outra novidade é a multivacinação, que é uma reavaliação da carteirinha. “Nesse caso a criança vai receber todas as vacinas que estão faltando na carteirinha de vacinação”, explica Esther Müller, coordenadora de unidades de saúde.

Essas vacinas se tornaram rotina, segundo o calendário do Ministério da Saúde, ou seja, esses tipos de doses devem estar disponíveis para as crianças em qualquer época do ano. E para os pais que duvidam da eficácia, Giraldi deixa um recado: as vacinas salvam vidas de milhões de pessoas todos os anos. Essa, sem dúvida, é a maior prova da efetividade da vacina. “Sabe aquele ditado que afirma que a prevenção é o melhor remédio? Então, isso funciona, ainda, muito bem. A vacina é, com certeza, uma das formas mais efetivas para proteger as pessoas de doenças”, garante.

NOS ESTADOS

Paraná

No Paraná, o público-alvo da campanha é formado por 657.284 crianças a partir de seis meses de idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias, para a poliomielite, e 580.213 crianças a partir de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias para o sarampo. A meta é imunizar 95% do público-alvo no Estado. A dose da vacina contra a pólio é oral, gotinhas, e a tríplice viral é injetável e protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. Tanto o sarampo quanto a poliomielite estão erradicados no Paraná. O Estado não registra casos de sarampo desde o ano 2000. No entanto, estados da região nordeste do Brasil tiveram casos confirmados de sarampo neste ano. Já a poliomielite está erradicada no Brasil.

Santa Catarina

A expectativa é que sejam imunizadas 377.717 em Santa Catarina. Já a vacinação contra o sarampo, a população alvo no Estado é de 333.258 crianças. De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, a meta é alcançar a cobertura de 95% nas duas campanhas.