Escola é finalista de Concurso para promoção de saúde contra o Aedes aegypti

·
Atualizado há 7 anos

Como previsto em edital, a Secretaria de Estado da Educação e da Saúde divulgaram nesta terça-feira, 4, os finalistas do I Concurso Escola Promotora de Saúde -Todos Contra o Aedes aegypti. Na fase final a SED recebeu 71 trabalhos de 31 regionais nas três categorias: trabalho pedagógico, produto de comunicação social impresso e audiovisual.

Da Regional Canoinhas, a escola finalista foi a EEB Júlia Baleoli Zaniolo, na categoria audiovisual, com o projeto “Dengue não é brincadeira: é uma doença rara e pode matar”.

Todos contra o Aedes aegypti foi tema desta primeira edição do concurso lançado em agosto de 2016 pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Toda a comunidade escolar da rede pública foi convidada a participar com projetos que colaboraram para a prevenção e para o combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre de chikungunya e da febre do zika vírus.

Durante a avaliação final dos trabalhos realizada na SED sete profissionais julgadores das pastas da Saúde e Educação classificaram todos os trabalhos de acordo com critérios que variaram desde o impacto visual, até o nível de reflexão e discussão sobre mudanças de atitudes e práticas ambientais que foram promovidas pelas equipes no ambiente da comunidade escolar.

Os finalistas de cada categoria serão premiados em evento na Capital, em data a ser definida. Os primeiros lugares receberão um tablet para cada estudante e para o professor orientador, diploma e placa com o ‘Título de Aluno Promotor de Saúde’. Os segundos e terceiros lugares diploma e placa com o ‘Título de Aluno Promotor de Saúde’. As escolas serão premiadas com computadores.

FINALISTAS

CATEGORIA AUDIOVISUAL 

EEB JÚLIA BALEOLI ZANIOLO – CANOINHAS
Projeto: Dengue não é brincadeira: é uma doença rara e pode matar
www.youtube.com/watch?v=rCDyq7zuVC0

EEB CEDRENSE – SÃO JOSÉ DO CEDRO
Projeto: Todos contra a dengue EEB Cedrense
https://www.youtube.com/watch?v=jT9VQG6iA1w

EEB CRISTO REI – SÃO JOÃO DO OESTE
Projeto: Vamos juntos vencer o mosquito Aedes Aegypti!
https://www.youtube.com/watch?v=I0jzcTFW16w

 

PROJETO DE TRABALHO PEDAGÓGICO

EEB EXPEDICIONÁRIO MARIO NARDELLI – RIO DO OESTE
Projeto: Dengue: essa luta é sua também

EEB FRANCISCO MACIEL BAGESTON – PAIAL
Projeto: Todos juntos no combate ao mosquito Aedes aegypti

EEB WALTER FONTANA – CONCÓRDIA
Projeto: Dengue: sempre é hora de combater
PRODUTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

CATEGORIA IMPRESSO

EEB BRUNO HEIDRICH – MIRIM DOCE
Projeto: Aedes aegypti? Aqui não!

EEB PROFESSOR JOSÉ DUARTE MAGALHÃES  – JARAGUÁ DO SUL
Projeto: Dengue hoje! Alunos e professores no comabate a dengue. Venha você também ajudar essa causa!

EEB PROFESSORA MARIA DA GLORIA SILVA – IÇARA
Projeto: Homo Sapiens vs Aedes aegypti

Premiação na Etapa Estadual

A divulgação dos premiados, sendo três finalistas, foi publicado no hotsite do concurso: www.sed.sc.gov.br/educacaoesaude

Os premiados na etapa estadual na Categoria Estudante classificados em primeiro lugar (Audiovisual e Impresso) receberão um equipamento de tablet para cada um dos cinco alunos e para o professor orientador, diploma nominal, placa com o Título de Aluno Promotor de Saúde, além da publicação do material (em forma de iBook) nas redes oficiais do Governo do Estado de Santa Catarina. A Equipe classificada em segundo e terceiro lugar receberão diploma nominal, placa com o Título de Aluno Promotor de Saúde e a publicação do material.

Na Categoria Escola (Projeto) serão premiados os três melhores recebendo como premiação um equipamento de computador completo para cada escola, placa nominal diplomando com o título Escola Promotora de Saúde, e também a publicação dos projetos nas redes oficiais do Governo.