Existe diferença na alimentação de homens e mulheres?

Nutricionista do Vale do Iguaçu revela que sim. Para elas, salada e suco natural. Para os homens, churrasco e batata frita

·
Atualizado há 7 anos

nutricionista-maurren-1
Nutricionista do Vale do Iguaçu, Maureen Savi Salvador. (Foto: Wannessa Stenzel)

Por exemplo em um buffet, homens e mulheres preparam pratos totalmente diferentes?
De acordo com a Nutricionista do Vale do Iguaçu, Maureen Savi Salvador, há diferenças sim. Elas preferem salada e suco natural. Já os homens escolhem churrasco e batata frita. “Se repararmos, eles preferem sempre comidas mais calóricas”, afirma.

Tal ação corresponde também para uma explicação cientifica; pois nas mulheres, a serotonina é a responsável por equilibrar o bem-estar e ela tem seus níveis aumentados quando há o consumo de alimentos adocicados, em especial, na Tensão Pré Menstrual (TPM), quando ela come facilmente uma caixa de chocolate.

Já nos homens, eles gostam e conseguem suportar alimentos mais fortes, já que esses elevam o nível de dopamina, que dão mais força e motivação a eles, deixando-os dispostos. Por isso não dispensam a gordurinha da carne, carregam o prato com temperos, gostam de preparações amargas e tomam drinques mais agressivos, como whisky.

Segundo a Nutricionista, também são os hormônios que determinam o ponto de prazer e saciedade de cada um. Ainda, fora o fator biológico, há também as pressões sociais, onde as mulheres estão sempre correndo em busca do corpo perfeito.

Influência da mídia

Um estudo divulgado na revista da American Psychological Association diz que as influências externas são importantes, apesar de ignoradas pelas pessoas. A imagem de alguns alimentos, criada pela publicidade, tem grande influência nos desejos deixando em aberto a questão “Seria da sociedade a autoria da associação entre masculinidade e carne ou feminilidade e chocolate?”.