FESTAS DE FIM DE ANO: Manter o peso é possível

Nutricionista dá dicas que permitem comer sem passar vontade e não ganhar quilinhos extras durante as comemorações de Natal e Ano Novo

·
Atualizado há 6 anos

Dezembro é o mês do Verão, mas também é nele que as melhores festas do ano acontecem. É o mês das reuniões familiares, da comida farta, dos jantares intermináveis, dos brindes impecáveis.

Tudo isso pode ser um desafio e tanto para quem quer manter o peso ideal e começar com tudo o novo ano. Porém, com um pouco de esforço e empenho, dá sim, para comer bem, não passar vontade e manter os números da balança. As dicas são da nutricionista, Luana Klein Burtet, que conversou com a reportagem do jornal O Comércio.

ENTREVISTA

Jornal O Comércio (JOC) – Final do ano é aquela festa, especialmente à mesa. Como se controlar e não cair na tentação de comer tudo? Dá para comer bem no Natal e Ano Novo, por exemplo, sem exagerar?

Luana Klein (LK) – Algumas dicas nutricionais são fundamentais para não sair do peso ideal no final de ano, já que as festas e reuniões são sempre acompanhadas de refeições calóricas e nem sempre saudáveis. O segredo está na moderação. É possível passar por essas festividades sem fugir do peso. Basta prestar atenção no que comer e principalmente na quantidade ingerida. Não sair de casa com fome, evitando comer mais que o necessário. Realizar as refeições com calma, mastigando bem os alimentos. Aprecie o sabor em cada mordida. Não misture carboidratos (macarrão, arroz, batata).

Utilizar alimentos light e diet no preparo da ceia pode diminuir um pouco a gordura e o açúcar da preparação. Prefira a alimentos grelhados e assados. Evite as frituras.

JOC – Panetones, champanhe e outras iguarias típicas, são uma tentação. Como comer, sem passar vontade?

LK – Para sobremesas e sucos, de preferência as frutas. As da época são boas opções (abacaxi, ameixa, pêssego e manga). Castanhas, nozes e amêndoas são oleaginosas, consumidas com moderação são fontes ricas em nutrientes. Não tenha medo de arriscar e fazer preparações novas e mais saudáveis. Inovar pode ser um sucesso, as pessoas acham criativo e ficam curiosas para provar as novidades servidas.

JOC – E se houver exageros?

LK – Caso tenha exagerado, não se sinta culpado e muito menos inclua dietas da moda ou jejum prolongado. Inicie uma alimentação adequada, com uma boa ingestão de água e atividade física com exercícios que tragam sensação de bem-estar e prazer. A reeducação alimentar se faz necessária justamente nessas situações em que a vida social nos impõe alguns desafios. É possível se divertir com disciplina, manter o foco na saúde e se sentir bem com o corpo