Fim do convênio entre Sesa e Cisvali reflete no Banco de Sangue

Solução de urgência foi apresentada para manter unidade de coleta funcionando

·
Atualizado há 7 anos

Acordo garante funcionamento do Banco de Sangue de União da Vitória
Acordo garante funcionamento do Banco de Sangue de União da Vitória

A notícia do fim do convênio entre Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), previsto para o dia 2 de outubro, provocou uma reunião de urgência em Curitiba – PR, envolvendo o presidente do consórcio, Santin Roveda (prefeito de União da Vitória), o diretor geral da Sesa, Sezifredo Paz e a Secretária Executiva do Consórcio, Silvia Andrade, na terça-feira, 19.

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de União da Vitória chegou a cogitar suspensão da coleta de sangue já nos próximos dias, por falta de funcionários, em consequência do fim do convênio. No encontro, os três acertaram a continuidade das coletas. O Estado se comprometeu na reposição dos valores referentes aos salários que serão pagos pelo Cisvali para a manutenção do banco de Sangue.

Com o encerramento do convênio, no próximo dia 2, a UCT volta para a Sesa-PR. Pela proposta, o consórcio intermunicipal vai manter os funcionários até a contratação de novos colaboradores, por meio de Concurso Público. “Vamos manter a parceria do Banco de Sangue, o Consórcio vai manter os funcionários”, disse o presidente do Cisvali, Santin Roveda.

O prefeito, citando o Diretor Geral da Sesa-PR, Sezifredo Paz, disse que o Estado garantiu o ressarcimento dos valores dos salários dos profissionais, viabilizando a continuação do funcionamento normal da UCT local. A unidade, atente a dois hospitais de União da Vitória, um em Porto União, além dos hospitais de General Carneiro, Bituruna, Cruz Machado, Paulo Frontin e São Mateus do Sul, nas coletas e no repasse de sangue para transfusões. A Sesa-PR se comprometeu em repor ao Consórcio, os gastos com os funcionários até a reposição, prevista para o mês de janeiro de 2018. Pelo menos, por enquanto o Banco de Sangue continua levando uma vida normal.