Gerência de Saúde capacita agentes dos municípios da região contra a dengue

·
Atualizado há 8 anos

GerXXnciaXRegionalXdeXSaXXdeXcapacitaXagentesXdaXregiXXo
(Foto: Assessoria).

Foi realizada de 23 a 27 de novembro, capacitação para agentes dos municípios atendidos pela Gerência Regional de Saúde de Canoinhas. Os encontros aconteceram na Universidade do Contestado – Campus Canoinhas, e também foram realizadas visitas a campo com os participantes.

O curso foi ministrado pela bióloga da Regional, Cristina Brandes Grosskopf. Participaram servidores efetivos dos municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Matos Costa, Porto União e Três Barras. “Nosso estado apresenta uma realidade epidemiológica para dengue bastante diferenciada dos outros estados. Mas, nos últimos anos essa situação vem sendo modificada, o que é um sinal de alerta e que precisamos nos preparar e capacitar”, destaca Cristina.

Casos autóctones já foram relatados nos anos de 2011, em Joinville e São João do Oeste; em 2012, também em Joinville; em 2013 nas cidades de Itapema e Chapecó; 2014 em Itajaí; e em 2015 a primeira epidemia do estado aconteceu em Itajaí, além de casos registrados em Chapecó, Itapema, Joinville e São Miguel do Oeste. A bióloga também destaca que associado a essa situação, até junho desse ano, diversos municípios do estado apresentaram infestação pelo Aedes aegypti, capaz de sustentar transmissão de dengue, febre amarela, febre do Chikungunya e Zika.

O gerente regional de Saúde de Canoinhas, Antônio Gilberto de Carvalho destaca que em função desse quadro, Santa Catarina necessita de um instrumento com orientações técnicas de campo, que atenda a sua realidade, e que começou a ser elaborado em 2007, passando por uma revisão da área técnica do Programa de Controle da Dengue em Santa Catarina (PCD) nesse ano. “Essa revisão busca atender as novas demandas que estão sendo impostas ao Programa, pela situação epidemiológica do estado e pelo risco de transmissão e dispersão da doença”, finaliza o gerente de saúde.

A capacitação, além de teoria também teve partes práticas, com visita in loco pelos agentes e equipe da Gerência de Saúde, visando a troca de experiências e conhecimento dos agentes de cada município.