Gerência de saúde intensifica campanha de vacinação contra Influenza e Tétano

·
Atualizado há 7 anos

A Gerência Regional de Saúde de Canoinhas está intensificando a campanha de vacinação contra Gripe nos próximos dias, com distribuição de mais doses para todos os sete municípios atendidos pela Regional – Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Matos Costa, Porto União e Três Barras.

Segundo a enfermeira Francieli Costa Colla, a meta desse ano é vacinar 90% dos grupos elegíveis para vacinação. “Temos um público maior que 42 mil pessoas na região para serem vacinados e estamos ofertando esse quantitativo de doses. Pedimos a colaboração dos municípios na oferta das vacinas e conscientização da população para a busca das vacinas” frisa.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Também serão incluídos para a vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas. O público alvo, portanto, representará aproximadamente 60 milhões de pessoas em todo país.

Na Regional Canoinhas o público alvo totaliza 42.487 pessoas nos sete municípios. O Gerente de Saúde Antônio Gilberto de Carvalho lembra que a campanha teve início no dia 17 de abril e segue até 26 de maio. “Teremos ainda o sábado do Dia D, que acontece em 13 de maio, com os postos de saúde municipais abertos durante todo dia para atender a população”. Tanto a vacina contra Gripe ou contra o Tétano já estão disponíveis em todas as salas públicas de vacinação do Estado.

Intensificação da vacinação contra o Tétano

Neste ano, o Estado de Santa Catarina lança junto à campanha de vacinação contra a influenza a intensificação da vacinação contra o tétano. O tétano acidental permanece como importante problema de saúde pública no Estado: apesar da baixa incidência, ainda mantém a média de casos ao longo dos anos, com oscilações nas taxas de letalidade. Em 2016, foram confirmados 12 casos de tétano acidental, a faixa etária mais atingida foram os maiores de 50 anos.