Novembro Azul mobiliza equipes que atuam na área da saúde

Novembro é o mês dedicado aos cuidados com a saúde dos homens. Buscando conscientizar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, as equipes das unidades de saúde de Irineópolis prepararam uma programação especial, com palestras, procedimentos, orientações e diversas atividades que devem marcar esta edição do Novembro Azul.

Na unidade de saúde do centro, o tema Saúde do Homem será abordado durante reunião do grupo de saúde mental, que acontece em 12 de novembro. Já no dia 29 serão realizados testes rápidos e disponibilizadas requisições para exame de PSA.

Em Rio Branco, o Novembro Azul é tema da Sala de Espera e no dia 27 de novembro pauta a roda de conversa “Vamos falar sobre saúde”, que será conduzida pelo psicólogo Emerson Miguel.

Na Unidade de Saúde de São Pascoal, todos os homens que passarem por consulta médica durante esse mês receberão mais orientações sobre o câncer de próstata e os cuidados com a saúde. Também será verificada a faixa etária, predisposição e realizada a solicitação de exames após a avaliação médica. A equipe de agentes comunitários de saúde da localidade fará a entrega de informativos sobre saúde do homem durante as visitas domiciliares. Na próxima terça-feira,13, acontece o mutirão de procedimentos para os homens e no dia 19, a equipe de odontologia fará atendimentos direcionados à população masculina, entre eles avaliações odontológicas e orientações sobre saúde bucal. A programação em São Pascoal também conta com palestra do médico Vinícius Marques Kingerski que abordará o tema “saúde do homem”.

A Unidade de Saúde da Serrinha também está com programação especial. Durante todo o mês serão solicitados exames, como testes rápidos e PSA para homens na faixa etária recomendada. A sala de espera também contará com temas alusivos à saúde do homem, entre eles o planejamento familiar, saúde bucal e imunização. Durante as visitas domiciliares, os agentes comunitários conversarão com a comunidade sobre os cuidados com a saúde do homem e no dia 29 de novembro, a equipe de estratégia de saúde da família recebe a população no “Café com Saúde”, que encerrará a programação deste mês na localidade.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta