Obesidade na gravidez pode gerar problemas de saúde no bebê

·
Atualizado há 9 anos

Cientistas indicam que a obesidade na gravidez pode gerar problemas de saúde no bebê. Foram analisados 39 cordões umbilicais, em Portland, nos Estados Unidos, de mães magras, com sobrepeso, obesas e de diferentes raças.

O estudo indicou que o excesso de peso da mãe está relacionado diretamente à ocorrência de diabetes, problemas cardiológicos e o comprometimento da imunidade nas crianças.

Bebês nascidos de mães com alto índice de massa corporal, o IMC, não apresentaram resposta imune às bactérias, na comparação com filhos de mães magras. Na prática, isso pode comprometer reações à infecções e vacinas.

A professora do Departamento de Obstetrícia da Unifesp, Silvia Daher, destaca que quase um terço das mulheres começam a gravidez com sobrepeso. Ela explica que esta condição também pode gerar algumas complicações, como aborto e parto prematuro.

A professora alerta que alguns cuidados são importantes para diminuir qualquer risco.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, dois bilhões e 300 milhões de pessoas estão com sobrepeso. No Brasil, existem aproximadamente 44 milhões de obesos.