OUTUBRO ROSA: Caminhada encerra atividades da campanha em Porto União

Evento reúne equipe da Secretaria de Saúde e pacientes com câncer. Prevenção é a bandeira do gesto que finaliza mês especial

·
Atualizado há 8 anos

IMG_9791
Foto: Mariana Honesko

Embora não tenha reunido multidão, a caminhada tornou pública, mais um pouco, a necessidade de se cuidar. Sim, foi um recado para mulheres e homens, já que o movimento encerra as ações do Outubro Rosa em Porto União, mas anuncia a chegada do Novembro Azul, já na próxima semana. “A ideia é realmente chamar a atenção para a doença, para a prevenção”, confirma a profissional de Educação Física da Secretaria da Saúde, Beatriz Schena Rotta dos Campos.

A caminhada que aconteceu na tarde de ontem foi organizada pela equipe da Secretaria da Saúde. Por isso, funcionários e apoiadores da Pasta, além do secretário Rogério Stasiak e do prefeito Anízio de Souza, participaram.

À frente do pelotão, as irmãs Jussara e Jucimara, militantes da campanha e que já estiveram do “lado de lá”, como pacientes de câncer. Elas descobriram a doença praticamente dentro da campanha, há cerca de dois anos. Hoje, estão curadas e com alegria, vestem a camisa da prevenção. “Estamos curadas, graças a Deus. Só fazemos a rotina e sempre participamos das atividades”, sorriem.

O movimento de ontem começou na secretaria de Saúde, próximo ao Corpo de Bombeiros, passou pela Rua Sete de Setembro, e terminou com atividades recreativas na Praça Hercílio Luz. Por pouco o evento foi cancelado, já que a chuva ameaçava a atração até o meio-dia.

Saldo

O Outubro Rosa é uma ação liderada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. Mas, em Porto União, ela já terminou. Na avaliação da equipe, o mês foi excelente, onde a participação das mulheres superou o esperado, especialmente pela facilidade do acesso aos exames. “É que no mês Outubro Rosa, temos vários dias especiais onde as mulheres que trabalham ou não tem tempo nos dias de semana, podem vir à noite e até nos sábados. Foi bem bacana”, explica Beatriz.

Na equipe, o foco agora é os homens. Para eles, novembro vem com tudo, enfatizando a visita ao médico – especialmente quem tem mais de 40 anos – o cuidado com a alimentação e a necessidade da atividade física. “Teremos palestras nas salas de espera dos Postos de Saúde, orientação e estamos disponíveis para palestras em empresas também”, conta Beatriz.