Outubro Rosa inicia com caminhada e palestra em Irineópolis

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

A chuva não impediu a realização da caminhada do Outubro Rosa, promovida pela Secretaria de Saúde de Irineópolis nesta terça-feira, 2. Minutos antes do horário previsto para o início do evento, diversas mulheres aguardavam debaixo de chuva o momento de percorrer a Avenida 22 de Julho e despertar a atenção da comunidade para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer.

Com roupas, sombrinhas ou acessórios na cor rosa, as mulheres permaneceram unidas no trajeto entre a secretaria de saúde e centro de uso múltiplo, onde foram recepcionadas pelas agentes comunitárias de saúde. No local, puderam prestigiar palestra com o psicólogo Emerson Miguel, conhecer estatísticas da doença no município e degustar um delicioso café. O evento também contou com sorteio de brindes doados pelo comércio local.

“Esse é o mês da prevenção, da conscientização. Temos que nos cuidar, prevenir e fazer os exames. Hoje a secretaria de saúde dispõe de todo esse tipo de tratamento, basta procurar alguma unidade de saúde para encontrar pessoas capacitadas que estão ali para atender bem vocês”, explicou a secretária de saúde, Giseli Kempinski, que também explanou sobre a forma como é feito o atendimento aos pacientes oncológicos no município. Giseli expôs o número de pessoas atendidas em cada caso de câncer e a forma com são feitos os encaminhamentos, desde as consultas, diagnóstico, quimio ou radioterapia até a atenção dada aos pacientes que necessitam de cuidados paliativos.

O depoimento de Maria Lucia Schuster Colombo ajudou a reforçar a importância do apoio da família e diagnóstico preococe do câncer. Incentivada pelo marido, Maria fez o exame de mamografia que acusou a presença de nódulos. Ela relatou ter buscado auxílio da secretaria de saúde logo que descobriu a doença, disse ainda que a agilidade entre a realização do exame e o início dos cuidados médicos fez a diferença no combate ao câncer. “A saúde de Irineópolis é muito boa. Eles encaminham, somos bem atendidos, nos levam para Porto União, encaminham tudo certinho, não tem erro. É só não ter medo. As consequências são muito tristes se você não tem apoio de alguém, como tive do meu marido e da saúde daqui. Enfrentei e aqui estou”,contou Maria Lúcia.

Durante o evento a enfermeira responsável pela Estratégia de Saúde da Família em Irineópolis, Daniela Fritzen Randig, apresentou a programação do Outubro Rosa nas unidades de saúde, que durante todo o mês realizarão atividades como palestras, exames e ações de sensibilização nas comunidades. Representando o prefeito Juliano Pozzi Pereira, a chefe de gabinete, Circe Neppel Sfair, também falou sobre a necessidade de atenção à saúde das mulheres, destacando os atendimentos realizados no município.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta