OUTUBRO ROSA: Público é baixo em Dia D da Campanha

Em Porto União campanha está dividida em dois finais de semana. Mesmo assim, procura diminuiu

·
Atualizado há 7 anos

diad-saude-outubrorosa
Em União da Vitória pedido de mamografia foi feito no Dia D, ao longo da semana as marcações devem ser realizadas na Casa Bebel. (Foto: Bruna Kobus).

O relatório de União da Vitória ainda não foi fechado, mas a Secretaria de Saúde garante: a adesão no Dia D da Campanha do Outubro Rosa, realizada o sábado, 8, não atingiu a meta. No ano passado foram mais de mil atendimentos, entre coletas de preventivo e pedidos de mamografia. Neste ano nos nove Postos de Saúde que ficaram abertos no sábado, foram registrados pouco mais de 600 atendimentos.

Do lado de Porto União, o cenário é parecido. Contudo, por lá, o “Dia D” foi divido em duas datas. No sábado foram os postos do Bairro São Pedro e Vice King. No dia 28, serão dos bairros Santa Rosa e São Bernardo. Neste final de semana, conforme a Secretaria de Saúde, foram 112 preventivos coletados, 228 testes rápidos e 51 solicitações de exames de mamografia.

Com isso o pedido da pasta é que as mulheres compareçam aos postos. “O Dia D foi no sábado, mas a campanha é durante todo o mês. É muito importante para todas as mulheres manterem o preventivo em dia, para prevenção do câncer de útero e de mama”, alerta a enfermeira Luciana Sidor. “Ao menos uma vez ao ano a mulher precisa comparecer ao ginecologista”, reforça.

A coleta do preventivo, assim como no Dia D, é feita no esquema de “livre demanda”, o que significa que qualquer paciente que chegar nos Postos de Saúde, independente do dia ou horário, pode solicitar a coleta. Já os pedidos de mamografia só ocorrem para as mulheres com mais de 50 anos. Abaixo dessa idade uma consulta com o ginecologista deve ser agendada.

Os testes rápidos de Hepatite B e C, Sífilis, além de HIV, também são oferecidos na Rede Pública de Saúde durante todo o ano.

ELES

Em Porto União o Outubro Rosa também divide espaço para o início de outra campanha, a do Novembro Azul, que foca na saúde do homem. Por isso muitos Postos de Saúde estão caracterizados nas cores rosa e azul.