Parar de fumar é possível. Quem garante, é o aposentado, Hélio Barbosa Guimarães

29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao fumo

·
Atualizado há 9 anos

????????????????????????????????????
(Foto: Assessoria).

Parar de fumar pode até parecer uma tarefa difícil. Mas, com um tratamento adequado e muita força de vontade, é possível. Quem garante isso, é o aposentado, Hélio Barbosa Guimarães. Ele fumou por quase 50 anos e, há cerca de três meses, decidiu procurar ajuda para deixar o vício.

Hélio começou a participar do Programa Nacional de Controle de Tabagismo, aderido pela Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória, há cerca de quatro anos. Na época, foram formados dois grupos. Em 2015, o programa foi expandido e, já está em seis bairros, Limeira, Rocio, Conjuntos, Cristo Rei, Sagrada Família e São Braz.

E, é no grupo do São Braz que, Hélio participa das palestras, recebe orientações e o medicamento necessário. “É muito bom, estou recebendo o tratamento correto e, hoje, estou zerado. Eu fumava quase duas carteiras de cigarro por dia, agora não fumo nenhum”, comemora.

Conforme a coordenadora do Programa Nacional de Controle de Tabagismo, no município, Ivete Nuhl, no primeiro mês de tratamento, os encontros realizados com os pacientes são semanais, no segundo, quinzenais e,  a partir de um ano de tratamento, mensais.

As pessoas que participam desses grupos de apoio são acompanhadas por um médico, uma psicóloga e uma enfermeira. Na relação de medicamentos disponibilizados estão, adesivo transdérmico, goma de mascar e pastilha. “Todos os medicamentos são disponibilizados pelo Ministério da Saúde”, aponta.

Além destes seis grupos existentes, mais um será formado nos próximos dias, no Nossa Senhora da Salete. E, a intenção da equipe da Secretaria de Saúde é ampliar o atendimento.

Por isso, os profissionais do setor estão intensificando a divulgação do Programa. A ação integra o ‘Dia Nacional de Combate ao Fumo’, celebrado em 29 de agosto. “Queremos que as pessoas fumantes saibam que existe o programa e façam a adesão”, indica a Diretora de Atenção Primária, Ester Muller.

O secretário Municipal de Saúde, Maurício Schewinski, defende a necessidade do tratamento adequado. “Não adianta apenas falarmos dos males causados pelo cigarro, das estatísticas, é fundamental disponibilizarmos o suporte necessário para que a pessoa possa parar de fumar”, sinaliza.

Sobre o cigarro

O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias. Ele é composto por cerca de 4.720 substâncias tóxicas. Estima-se que mais de 60 destas substâncias sejam cancerígenas. A nicotina, poderoso estimulante, é uma destas substâncias. Além disto, é a principal responsável pelo vício de fumar. Por ser algo não ilícito, muitas pessoas continuam fazendo uso da droga.

29 de agosto

Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.