Parceria confirma pagamento dos sobreavisos médicos no Hospital São Braz

A próxima etapa é a aprovação da Câmara de Vereadores para criar a Lei que especificará o repasse dos recursos

·
Atualizado há 8 anos

reuniXXoXX2X
(Foto: Assessoria).

Nesta quarta-feira, 4, foi realizado mais um encontro no Hospital São Braz com a equipe que discute os pagamentos de sobreavisos dos médicos. O Vice-prefeito Aloisio Salvatti representou o Prefeito Anízio de Souza na reunião coordenada pela Mitra Diocesana.

Foi explanado pelo Hospital São Braz a situação a fim de esclarecer aos presentes. “Foram várias negociações e hoje vejo que tivemos um avanço muito grande. Acredito que o valor estabelecido vai dar uma grande contribuição para o Hospital tentar um equilíbrio, na questão dos sobreavisos médicos”, afirmou o Diretor Geral do Hospital, Mariano Bordon Sossa. Ele explica que são cinco especialidades médicas que fazem parte do sobreaviso: pediatria, ginecologia, obstetrícia, ortopedia e cirurgia geral, “além disso, temos outras especialidades que colaboram com a instituição sem remuneração”, completou Sossa.

O Padre Valdir Nascimento, representante da Mitra Diocesana, disse que acompanha essa situação há três anos. “Hoje junto com essa parceria do poder público, executivo e legislativo, houve uma grande luz. Pois, eles trouxeram uma proposta bastante significativa no financeiro do hospital, sobretudo dos sobreavisos. Saímos com uma grande esperança de fazer outras negociações com relação aos médicos e buscar mais parcerias”, explicou Padre Valdir.

Ele segue fazendo uma reflexão. “Eu sempre disse assim: que o hospital é aquele que salva vidas, essas pessoas que vem ser atendidas aqui não gostaria de vir pra cá, mas elas dizem que vem porque querem viver, porque querem melhorar. Então na última reunião eu coloquei a reflexão de quanto vale uma vida? Será que vale a pena interferir e parar esse processo de atendimento as vidas. Acho que todo mundo entendeu de que essa vida é minha, é do outro e vale a pena lutar por ela”, refletiu.

Do Executivo, estiveram também presentes os secretários Rogério Stasiak (Saúde), Sofia Sydol (Finanças) e o assessor jurídico da Prefeitura, Pyerre Pereira. O Vice-prefeito Salvatti falou em nome do Executivo. “Estou acompanhando essas reuniões e chegamos hoje num consenso. Faremos uma lei que irá para a Câmara de Vereadores, especificando que o recurso que será passado do Poder Executivo, em uma parceria com a Câmara, será para o pagamento de honorários médicos, com isso será mantido o bom atendimento que já vem sendo realizado”, disse Salvatti. Ele ainda explica que esses sobreavisos fazem parte de exigências do Ministério da Saúde. “A lei exige que tenham essas especialidades a disposição da população. Mas para isso, o Hospital São Braz não tem mais condições de manter o pagamento desses especialistas, então a partir de agora o poder público fará um repasse por meio de uma lei para o Hospital”, confirmou. “Temos que pensar em primeiro lugar nas pessoas, jamais podemos pensar em fechar o nosso único Hospital”. O valor será anunciado posteriormente, após a definição dos vereadores por meio da aprovação da Lei.