Pesquisa aponta Leucemia como o câncer que mais atinge crianças e adolescentes

·
Atualizado há 6 anos

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), aponta que crianças e adolescentes são os mais atingidos pela leucemia. A doença é um câncer que surge na medula óssea, onde são formadas as células sanguíneas.

O que é a leucemia?

É um câncer maligno que começa na medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. Os leucócitos (glóbulos brancos) são as células acometidas, o que faz com que se reproduzam descontroladamente, gerando sintomas e sinais da doença.

Ela é comum nessa faixa etária de crianças e adolescentes, correspondendo a 26% de todos os tumores malignos.

Aproximadamente 4,7 mil crianças e adolescentes estão na lista de espera por um transplante, segundo o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

Por isso, a doação de medula é fundamental para diminuir esse número. Alessandro Savi, bioquímico da Unidade do Banco de Sangue de União da Vitória, reforça a importância da doação por meio de um cadastro de reserva de medula. “Uma vez que a pessoa fez o cadastro não precisa realiza-lo novamente, o que é preciso deixar os dados atualizados para no caso de a pessoa ser chamada para doar”, diz.

O que é a medula óssea?

É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. A medula óssea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos), e as plaquetas.

Como é feita a doação

– A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas.

– A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções.

– O procedimento leva em torno de 90 minutos.

– A medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.

– Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples.

– Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana após a doação.

O doador de medula óssea deve ter entre 18 e no máximo 49 anos. A faixa etária é diferente de uma doação de sangue comum, na qual a pessoa precisa ter entre 18 e 68 anos.

Doações pós-Carnaval

E passado o feriado de Carnaval, a Unidade do Banco de Sangue de União da Vitória retomou o atendimento normal para a coleta de sangue. As doações podem ser feitas nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, a partir das 13 horas.

Serviço

A unidade do Banco de Sangue de União da Vitória está localizada na Rua Castro Alves, ao lado do antigo Pronto Atendimento Emergencial. Telefone: 3522-1365.