Professora de zumba pretende dançar até os 9 meses de gravidez

Taina Mendes Utzig aposta na atividade física para uma ‘boa hora’ para ela e para o bebê. Sua predileção pela prática esportiva – durante a gravidez, já foi alvo de felicitações e também de críticas

·
Atualizado há 7 anos

taina-zumba-6A atividade física é muito importante para a vida de Taina Mendes Utzig. Tanto que, mesmo grávida, a professora de zumba não deixou de praticar por nenhuma semana.

Com sete meses de gestação ela explica porque não mudou seus hábitos. “Sinto uma recompensa dupla por manter minha rotina. O meu bebê está compartilhando o dia comigo”, afirma.

Taina dançando com o ‘barrigão’ da gravidez são empolgantes. “É preciso saber o que faz bem para a mãe e para o bebê”.

Formada em 2012 no Curso de Educação Física pela Unidade de Ensino Superior do Vale do Iguaçu (Uniguaçu), foi na zumba que Taina encontrou o seu bem-estar. Hoje ela ministra aulas no Ferroviário Esporte Clube para 250 alunas, com idades variadas. Entre uma música e outra, a rotina de Taina, ao dia, contempla entre quatro e cinco horas de atividades físicas.

Felicitações e críticas

Taina é casada com um professor também da área de Educação Física. Segundo ela, um ajuda o outro.

É claro que as imagens de Taina dançando zumba grávida foram alvos de críticas e também de felicitações. “Nada deve ser feito em vão. É preciso ter um objetivo. Eu mantive a minha rotina diária baseada também em recomendações médicas”, comenta.

A visita regular em uma obstetra e também em uma nutricionista contribuem para que Taina tenha uma gestação saudável. De acordo com ela, o ato de dançar ajuda na liberação de hormônios que geram bem-estar e, além disso, estreitam os vínculos entre mãe e bebê.

Outra vantagem da dança é que ela serve de auxílio para aquelas mães que almejam o parto normal.

Também o aconselhado é que as aulas de dança para gestantes comecem a ser feitas a partir das 12 primeiras semanas, ou seja, no segundo trimestre, que é a margem de segurança. No caso de Taina, ela descobriu a gravidez já no segundo mês. Até a realização do exame, ela continuou com exercícios físicos, sem contraindicação.  “Eu sempre estou atenta no que vai ser bom para mim e para o meu bebê, o pequeno Artur. Nada de esforço excessivo, sempre cautela”.

O Artur é o segundo filho de Taina.

Zumba

Taina explica que Zumba é um programa de fitness inspirado principalmente pela dança latina. Foi criado na Colômbia pelo coreógrafo Beto Perez, na década de 1990. O programa foi implementado em mais de 150 países.

A zumba mescla movimentos de danças latinas como o samba, salsa, merengue, mambo e reggaeton, ou mesmo outros estilos como hip hop e dança do ventre com exercícios próprios do treino cardiovascular e, por este motivo, é muito utilizado em academias, promovendo o condicionamento físico de um modo geral.

Fotos: Wannessa Stenzel