Programa Mais Médicos recebeu a inscrição de 3.979 municípios brasileiros

No total 620 municípios do sul do País foram inscritos

·
Atualizado há 11 anos

mais medicos
Ilustração

Encerrou às 23h59 da quinta-feira, 25, as inscrições para o programa do Governo Federal, Mais Médicos.

Mesmo após tanta polêmica acerca da saúde pública nacional e com a entrada de médicos estrangeiros para exercer procedimentos clínicos no País, o Programa registrou a inscrição de 3.979 municípios brasileiros e 18.450 profissionais. Desse total, informou o Ministério da Saúde, foram identificadas 8.307 inscrições com números inválidos de registro em conselhos regionais de Medicina (CRMs). Os candidatos terão até este domingo, 28, para regularizar as inscrições, completar o processo e indicar os municípios em que querem trabalhar.

O Estado do Paraná teve 62,9% de adesão com 251 cidades inscritas. União da Vitória por meio de sua Secretaria de Saúde fez a inscrição. De acordo com a Secretária de Saúde, Margarete Olivo as medidas agora são esperar as novidades do Programa, sendo que este está ainda como medida provisória na pasta da saúde nacional.

Já o estado vizinho de Santa Catarina teve 188 municípios inscritos de 293 cidades catarinenses. Porto União não fez a inscrição, pois, segundo o secretário da saúde Jair Giraldi, a saúde municipal já faz parte de um programa do Governo Federal. “Porto União já faz parte do Programa Estratégia Saúde da Família com cinco equipes e nós não vimos à necessidade de nos inscrever para o Mais Médicos, por enquanto”, completou.

Ainda de acordo com Giraldi só na Rede Pública Municipal de Saúde há 1 médico para 795 habitantes, levando em consideração que há também médicos que atendem apenas em sistema particular e que Porto União tem 33,497 mil habitantes. “Hoje nós temos 42 médicos só no sistema público municipal de saúde”, disse o Secretário.

Além dos municípios, médicos também podiam se inscrever no Programa, e desde desta sexta-feira, 26, os médicos que fizeram seus cadastros no Mais Médicos começaram a escolher os municípios de preferência de atuação.

A escolha pode ser feita pelo site do Ministério da Saúde. A lista de municípios fica disponível até o dia 28 deste mês.

Há um arquivo no site no qual mostra as principais cidades brasileiras que necessitam de atendimento médico com urgência.

Mais Médicos

O Programa faz parte de um pacto de melhoria no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem ou há escassez desses profissionais.

No caso de profissionais da medicina aprovados pelo cadastro do Mais Médicos, estes receberão bolsa-formação no valor de R$ 10 mil; ajuda de custo para despesas de instalação, que não poderá exceder o valor de três bolsas-formação e pagamento das despesas com passagens do médico participante e de sua família.