Sanepar alerta para alto consumo de água no Vale do Iguaçu

Gerente da Sanepar pede uso racional da água potável e alerta para nível do Rio Iguaçu

·
Atualizado há 5 anos

O gasto exagerado de água pode afetar a oferta de água tratada no verão
O gasto exagerado de água pode afetar a oferta de água tratada no verão

Os dias de sol escaldantes da primavera brasileira afetam diretamente uso dos recursos hídricos do País. No Vale do Iguaçu não é diferente. O nível do Rio Iguaçu está baixo, o consumo de água potável está mais elevado do que em anos anteriores. A informação é do gerente geral da Sanepar de União da Vitória, Bolívar Menoncin Júnior.

Na manhã desta segunda-feira, 17, o executivo da Sanepar local concedeu entrevista ao Jornal O Comércio para conscientizar a população consumidora sobre os riscos de se consumir água tratada sem controle. Para Menoncin Júnior, sempre em dezembro, aumenta o número de pessoas lavando calçadas, paredes, cortinas, carros, motos, barcos e outros, sem a menor parcimônia. “Água custa caro, para tirar do rio, despoluir, tratar e enviar até as torneiras, as pessoas precisam saber consumir, dentro do princípio da razoabilidade, ou seja, com bom senso e muita economia”, disse. Menoncin explicou que com o rio baixo, a pressão diminui e podem aparecer problemas pontuais de desabastecimento em Porto União e lugares mais altos de União da Vitória.

“É quase que natural a pressão do sistema de distribuição de água diminuir no calor do verão, quando a falta de chuva é acentuada, mas isso não significa, ainda, racionamento ou falta de água generalizada”, completou. Mas, para garantir o abastecimento sem riscos de alguma restrição, Menoncin Júnior recomenda economizar água e evitar desperdícios. “Não lave a louça com a torneira aberta, evite banhos prolongados com o chuveiro aberto, use água em um balde para lavar carros e calçadas, evite mangueiras desperdiçando água. Acumule a roupa suja e lave tudo de uma vez, na máquina ou no tanque. Se cada um tiver essa conduta, a água de cada dia não vai faltar”, aconselha.

O Gerente da Sanepar conta com as chuvas pesadas de verão para manter o mínimo dos reservatórios. Apesar de curta duração, essas chuvas despejam um bom volume de água na Bacia Iguaçuana. Menoncin Junior lembra também que economizar luz ajuda a manter os mananciais. “Aproveitar a luz solar e evitar eletroeletrônicos dia e noite ligados, como o ar condicionado, também ajuda”, completou.

Em 2017, Menoncin Junior também falou sobre o assunto para o Jornal O Comércio. Na época, ele comentou que, em dezembro, a tendência histórica é de que os números de consumo de água aumentem muito mais. O Verão, o maior número de banhos, o uso das piscinas e as festas de Natal e Ano Novo, impulsionam a elevação. Segundo ele, é na semana do Natal que se consome mais água. “E o dia 26 de dezembro, historicamente é o dia de maior consumo de água do ano todo. É o pico. Não temos como identificar o porquê mas deduzimos que é a limpeza do pós-Natal, as piscinas cheias”, disse.

Dicas para economizar água e dinheiro

Reaproveite a água da máquina de lavar

Em vez de deixar toda a água que a máquina de lavar usa para fazer o enxágue das roupas ir para o ralo, que tal reutilizá-la para limpar o chão da casa? É bem simples! Basta tirar a mangueira de vazão do cano e desviar o fluxo para um balde. Dependendo da quantidade de enxágues, é possível juntar até três baldes cheios e reutilizar a água para outras tarefas diárias.

Reduza o tempo dos banhos

Já ouviu falar no famoso banho de gato? Pois bem! Ele pode ser o seu aliado na hora de otimizar o tempo e consumo de água enquanto estiver debaixo do chuveiro. Tente tomar banhos mais rápidos e lembre-se de desligar o chuveiro ao se ensaboar. Se em cada cinco minutos de banho são gastos 60 litros de água, se você reduzir o tempo para um minuto, por exemplo, serão 12 litros economizados. Vale a pena tentar!

Lave o carro com balde

Na hora de lavar o seu veículo, troque a mangueira pelo balde e um pano para realizar a tarefa. Assim, você não vai desperdiçar tanta água. Além de economizar na conta do fim do mês, você ainda ajuda o planeta.

Use a torneira do banheiro de forma consciente

Não precisa deixar a torneira ligada enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Caso você ainda não saiba, uma torneira ligada gasta, em média, de 12 a 20 litros de água por minuto. Por isso, desligue-a sempre que não estiver usando e, ao desligar, verifique se está bem fechada. O pinga-pinga pode parecer besteira, mas pode gerar um desperdício de 6,5 mil litros por mês, o suficiente para 45 pessoas tomarem banhos com duração de 15 minutos cada. 

Desligue a torneira para lavar as louças

Lembre-se de sempre deixar a torneira desligada enquanto estiver ensaboando as louças sujas na pia da cozinha e use a água corrente somente na hora de enxaguá-las. Uma dica bacana para economizar ainda mais nesta tarefa é deixar as peças de molho por alguns minutos antes de começar a lavagem para soltar um pouco mais a sujeira.

Fique de olho em vazamentos

Procure sempre por possíveis vazamentos na sua casa. Uma dica é fechar o registro de todas as torneiras e verificar o hidrômetro. Se o ponteiro continuar mexendo, é sinal de há um vazamento em algum lugar da casa. 

Invista em acessórios

Existem alguns acessórios que podem te ajudar na economia de água no dia a dia. Vá até uma loja de utilidades domésticas ou ferragens e procure por arejadores ou redutores de vazão, que ajudam a reduzir o consumo mensal em até 20%. 

Economize na descarga

Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos é capaz de gastar cerca de 15 litros de água. Ainda, quando a válvula está defeituosa, o desperdício pode chegar até 30 litros. Por isso, a dica é adaptar a válvula convencional para uma de duplo acionamento, que permite o despejo de apenas três a seis litros de água, já que possui um botão para resíduos líquidos e outro para resíduos sólidos. 

Prefira a vassoura ao pano úmido

Em vez de passar o pano úmido no chão de casa diariamente, a dica é substituí-lo por uma vassoura. Deixe para usar água apenas quando o chão já estiver bem sujo e estiver precisando de uma limpeza mais pesada. 

Defina um dia para lavar roupas

Em vez de lavar as roupas todos os dias, deixe as peças se acumularem e defina um único dia da semana ou do mês para realizar a tarefa. A máquina de lavar deve ser ligada sempre em sua capacidade total. A redução do número de lavagens pode economizar grande quantidade de água, já que alguns modelos com abertura superior chegam a gastar 240 litros por lavagem.