Saúde realiza ‘atualização’ de procedimentos frente à ataques de animais peçonhentos e domésticos

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Atualizado há 9 anos

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(Foto: Assessoria).

Em dois dias, quarta-feira (29/10) e quinta-feira (30/10), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), médicos, enfermeiros e demais profissionais do departamento participaram de treinamento no auditório da 6ª Regional de Saúde. O objetivo foi de atualizar conhecimentos e instruir aos servidores para que prestem atendimento mais qualificado e eficiente, especialmente frente à ocorrência de ataques de animais domésticos e peçonhentos.

À convite e por solicitação da secretaria de Saúde, a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica da 6ª Regional de Saúde, Angela Maria Brzezinski, ministrou instruções nas duas datas. “Divididos em dois dias justamente para que os munícipes tivessem os serviços funcionando normalmente e para que um maior número de servidores pudesse participar, com o mesmo conteúdo ministrado”, frisa a secretária Ivone Calgaroto.

Angela destacou a importância da clareza de informações, por meio de dinâmica com participação e avaliação dos funcionários presentes. O simples fato de preencher corretamente a ficha padrão de ocorrências permite a eficiência de atendimento e melhor recuperação do paciente. Além disso, é fundamental que os profissionais que atendem ao caso detenham informações atualizadas para agir dentro do protocolo orientado para cada caso. “As ações são definidas há anos, mas elas vêm sendo aprimoradas e alteradas”, explica a enfermeira. Segundo ela, a reciclagem e o repasse dessas informações se fazem necessárias para atualizar os profissionais e qualificar o serviço de saúde pública.

“Conversando com todo mundo, repassando as informações. As novas modificações de protocolos de atendimento”, acrescenta a enfermeira da secretaria, Ester Muller. Segundo ela, para que todos os profissionais possam tomar atitudes corretas e atender de forma eficiente quando da ocorrência de um acidente com animais domésticos ou peçonhentos. Bem como, serve para que os ACS saibam orientar os cidadãos nas visitas de forma a evitar esse tipo de problema.