Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

·
Atualizado há 5 anos

Depois de encontrarem foco do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em uma das armadilhas instaladas em São Pascoal, profissionais da secretaria de saúde de Irineópolis iniciaram o processo de delimitação do foco, realizando inspeção nas residências que estão próximas do local onde foram encontradas as larvas do Aedes aegypti. Durante as visitas realizadas na última segunda-feira, 14, foram transmitidas orientações aos moradores e retirados possíveis criadouros do mosquito.

“Encontramos várias residências com muito acúmulo de água, onde coletamos 13 amostras de larvas que serão encaminhadas para Florianópolis”, conta a agente de endemias, Leticia Haiduk. Ela ressalta a importância dos moradores receberem as equipes que estão vistoriando as propriedades. “É uma ação que visa o cuidado com a saúde da população. Pedimos ainda que os cidadãos comuniquem a secretaria de saúde quando encontrarem recipientes com larvas, para que possamos coletar”, destaca Letícia.

Além da vistoria periódica nos pontos estratégicos onde foram colocadas as armadilhas, a secretaria de saúde atua constantemente na disseminação de informações buscando prevenir a dengue, zika e chikungunya. Uma das ações realizadas em 2018 foi o projeto “Agentes Mirins”, que capacitou estudantes da rede municipal de ensino para serem multiplicadores de informações sobre o combate ao mosquito transmissor.

As equipes da secretaria de infraestrutura e do programa Cidade Limpa e Solidária também estão contribuindo com a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além de acompanharem os profissionais da saúde nas visitas casa a casa, as equipes também estão realizando serviços como roçada e limpeza de vias públicas.