Secretaria de saúde orienta diabéticos sobre alimentação saudável

·
Atualizado há 6 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Uma dieta equilibrada e a pratica de atividades físicas podem trazer bons resultados para quem busca um estilo de vida saudável. Para pacientes com diabetes, essas atitudes tornam-se indispensáveis para evitar picos de açúcar no sangue, a hiperglicemia. Com objetivo de orientar pacientes sobre os tipos de alimentos indicados para uma boa dieta, a secretaria de saúde de Irineópolis promoveu reunião na tarde desta terça-feira, 05.

O encontro aconteceu no Centro de Uso Múltiplo e contou com palestra da nutricionista Giliandra Brand, que esclareceu dúvidas e apresentou os tipos de alimentos que devem ser evitados pelos pacientes. A nutricionista também ressaltou a importância da ingestão de fibras e a necessidade de controlar o consumo de alimentos ricos em carboidrato. “ Percebemos que a maioria das crises nos pacientes acontece em razão da falta de cuidado com a alimentação, por isso marcamos esse encontro, para mostrar que o equilíbrio nas refeições é fundamental para o cuidado com a saúde”, explicou Giliandra.

Há dois anos dona Juventina Ferreira, de 61 anos, descobriu a diabetes. Desde o diagnóstico muita coisa mudou, entre elas o acompanhamento feito pelos profissionais de saúde do município. Mas ela não é a única, em Irineópolis mais de 260 diabéticos buscam medicação, insulina e recebem orientações nas unidades de saúde. Somente na UBS do centro são atendidos 131 pacientes. Satisfeita com o que aprendeu na reunião, dona Juventina voltou para casa com mais conhecimento para cuidar melhor de sua saúde. ” Aprendi como a gente deve se alimentar, os horários certos. Adorei”, avaliou.

A equipe do Samu também participou do evento, aferindo a pressão arterial e realizando testes rápidos de glicemia. Os pacientes também puderam experimentar opções de lanches saudáveis preparados pela equipe responsável pelo evento.

O encontro de diabéticos contou ainda com a colaboração dos agentes de saúde da Ubs do centro, além da participação do vereador Nelson Junior.