Capacitação discute ambientes de saúde passíveis de contaminação

·
Atualizado há 9 anos

capacitacao-saude-uniaodavitoria
(Foto: Assessoria).

Orientados pela enfermeira Eliani Krug, da Clínica Médica (Pronto Atendimento – PA -) 24h, os servidores que atuam no setor da limpeza, nos departamentos da Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória, receberam capacitação sobre procedimentos de segurança para evitar possíveis contaminações, em seus ambientes de trabalho. A oficina foi realizada na quarta-feira (15/07) e reuniu cerca de 30 servidores.

De acordo com Eliani, todos os funcionários das equipes de limpeza das unidades de saúde foram convidados, tendo como foco evitar infecções nos ambientes de saúde. “Para discutir como conduzir a limpeza”, ressalta a enfermeira. “O ambiente, estando em ordem, tem menos chances de contaminação.”

Entre outras coisas, a higienização das mãos foi abordada na capacitação. A lavagem e desinfecção teve orientação especial. “A mão é o maior transmissor de infecções”, observa a profissional. Para conter possíveis contaminações, ela orientou a forma correta de lavar e secar as mãos, utilizando-se de dinâmica com tinta guaxe. “Se eu não tiver uma higienização correta, das mãos, posso me contaminar”, acrescenta Eliani.

Para qualificar os serviços, o secretário de Saúde, Maurício Schewinski, avaliza a iniciativa. “Apoio, com certeza. A prevenção, em todos os sentidos, sempre é o melhor remédio”, frisa. Por sua vez, Eliani destaca que os servidores gostaram da oficina, participaram com opiniões e, a enfermeira prevê novos eventos com outros temas para instruir os profissionais e evitar contaminações, fornecendo o suporte e a orientação necessária visando, sempre, a melhor assistência aos usuários do sistema público municipal de saúde. “Essa é a solicitação do nosso prefeito [Pedro Ivo Ilkiv] e nosso objetivo central”, completa Maurício.