Sem atingir meta vacinação contra Pólio e Sarampo é prorrogada

Campanha, que seria encerrada hoje, segue até dia 12 de dezembro em todo o País

·
Atualizado há 9 anos

vacinação-polio-campanha (2)O Ministério da Saúde emitiu ontem, 27,  um comunicado para todas as secretarias de saúde do País. A campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, que seria encerrada hoje, 28, foi prorrogada até o dia 12 de dezembro. Diante da meta estipulada pelo Ministério de 95%, Porto União atingiu 60% das 2.176 crianças com até 5 anos. “Só 1.155 crianças foram vacinadas, entre todas as faixas etárias para Pólio e Sarampo. Nós estamos fazendo campanhas nas escolas e creches para ver se o pessoal vem vacinar”, conta Melania Koczyla, do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Do lado paranaense o cenário é outro. Com quase 92% de doses já aplicadas a Secretaria de Saúde de União da Vitória começou o trabalho para ultrapassar a meta, prevista pelo Ministério da Saúde, durante o período de prorrogação.

Contudo, a vacinação pode ser feita em qualquer período do ano. Essas vacinas se tornaram rotina conforme o calendário do Ministério da Saúde. E para os pais que duvidam da eficácia, Jair Giraldi, secretário de Saúde de Porto União, deixa um recado: as vacinas salvam vidas. Essa, sem dúvida, é a maior prova da efetividade da vacina. “Sabe aquele ditado que afirma que a prevenção é o melhor remédio? Então, isso funciona, ainda, muito bem. A vacina é, com certeza, uma das formas mais efetivas para proteger as pessoas de doenças”, garante.

A Pólio está erradicada no Brasil desde a década de 90, ainda assim a vacinação é necessária. Ela é transmitida por alimentos contaminados. Apenas três países no mundo ainda registram casos da doença: Nigéria, Afeganistão e Paquistão.

Já o Sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A única maneira de prevenção é através da vacina.

VACINAS

SARAMPO

A vacina é aplicada em bebês maiores de seis meses até crianças de 5 anos.

PÓLIO

Desde bebês até crianças de quatro anos, 11 meses e 29 dias.