Semana Saúde na Escola vai mobilizar escolas de União da Vitória

Programação é do Ministério da Saúde e ocorre entre os dias 27 e 30

·
Atualizado há 9 anos

O Ministério da Saúde (MS) mobiliza a ação “Semana Saúde na Escola”, entre os dias 27 e 30, em todo o País. O tema central foca a alimentação saudável aliada aos exercícios físicos. Neste aspecto, a Secretaria de Saúde de União da Vitória mediará atividades nas escolas estaduais e municipais, integrando os setores de Saúde e Educação.

Por isso, a pasta organizou cronograma de atividades. Ele começa no dia 27, das 9 às 10 horas, no Colégio Bernardina, Bairro Rio D’Areia. Segue, posteriormente, pelas escolas dos bairros São Braz, Cristo Rei, São Sebastião, Limeira, São Gabriel, Rocio e Conjuntos.

As ações serão organizadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), por meio da educadora física Veridiana dos Santos, da nutricionista Valdeci Costa e da fisioterapeuta Marizete Procailo. Com apoio do Grupo de Teatro dos Agentes Comunitários do Bairro Nossa Senhora da Salete (Prevart) o trabalho vai abordar vários temas, incluindo alimentação saudável, atividade física e correção postural. Além disso, o programa prevê realização de atividades recreativas para os alunos, com foco na prevenção.

Para o chefe de gabinete e secretário interino de Saúde, Maurício Schewinski, a iniciativa é importante para conscientizar as crianças quanto às práticas saudáveis. “A linha da prevenção é proposta de governo trabalhada no mandato do prefeito Pedro Ivo Ilkiv e nosso setor busca fomentar ações com esse foco, como a Semana de Saúde na Escola”, salienta.

Tudo pronto para a “faxina” no Iguaçu

A quarta edição do Rio Limpo, promovida pelo Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), em parceria com diversos apoiadores, será no dia 25, a partir das 11 horas, no Clube Náutico Hobi. Conforme a coordenadora da ação e do curso de Engenharia Ambiental da instituição, a “faxina” é aberta ao público que, pode participar dentro e fora da água. “Quem tem barco pode participar ajudando na limpeza. Basta entrar em contato antes, para organizar o trecho, voluntários. Quem não tem, pode ir até o Náutico. Teremos brinquedos para as crianças e o local será ponto de coleta de vários tipos de resíduos, como pilhas, óleo, lixo eletrônico”, afirma Lizandra Kaminski.

Novamente, o trecho que vai desde o Parque Ambiental até a ponte na BR-153, recebe o mutirão. A expectativa é de que tonelagem parecida com o ano passado, seja retirada do rio. Em 2014, 1,6 tonelada de lixo deixou de poluir o leito. Para saber mais sobre o projeto ou cadastrar embarcações, o telefone 9936-9166 foi disponibilizado.