União da Vitória amplia ações de saúde bucal em crianças

·
Atualizado há 6 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

A puericultura odontológica permite acompanhar a saúde bucal do bebê durante o seu desenvolvimento. Já nos primeiros dias de vida muitas doenças bucais podem ser diagnosticadas ou prevenidas. Nas unidades de saúde de União da Vitória, esse trabalho é feito a partir da primeira consulta pediátrica do bebê, geralmente nos seus primeiros 15 dias de vida. Assim que a criança faz sua consulta com o pediatra, ela é encaminhada para o odontologista da unidade.

Nessa primeira consulta é avaliada a estrutura bucal, arcada, freio labial, freio da língua, céu da boca e anomalias na arcada. Também é observado se o bebê já nasceu com dente. “A nossa proposta é acompanhar a criança, orientar e prevenir. Muitas crianças com um ano e meio ou dois já apresentam caries. Nós queremos trabalhar com a criança e os pais para que isso não aconteça”, explica a odontopediatra Márcia Ferreira.

Esse programa de prevenção acontece a cerca de um ano em todas as unidades de saúde de União da Vitória. Ferreira atende na UBS (Unidade Básica de Saúde) Josmar Babi e no ESF (Estratégia Saúde da Famíla) da Salete. Ela conta que a unidade faz em média 10 atendimentos por semana e que a medida vem trazendo bons resultados. “Quando os pais percebem que nós, profissionais da saúde estamos comprometidos, eles também passam a se comprometer com a saúde bucal dos bebezinhos e isso traz grandes benefícios” ressalta.

Cleusa Moreira confirma a importância desse atendimento, ela é a mãe da pequena Elisa que hoje fez sua segunda consulta odontológica, “A primeira vez que minha filha veio ao dentista ela tinha menos de um mês, agora ela está de volta para ver se está tudo bem. Sempre tiro minhas dúvidas aqui, estou bastante satisfeita”, afirma Moreira. O acompanhamento do bebê acontece de três em três meses, para marcar uma consulta basta procurar a sua unidade de saúde e fazer o agendamento.