União da Vitória ganha mais uma ESF

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Doralino Vitor Dal Bó do bairro São Bernardo, passa, a partir de agora a ser Estratégia de Saúde da Família (ESF). Essa transformação aconteceu após uma extensa avaliação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado que analisa desde o funcionamento do posto, determina sua população, equipe, estrutura física, mapa de abrangência e atendimento, até os cadastros estratificados da unidade.

Geralmente essa avaliação tem uma duração de 1 a 2 anos, no caso dessa unidade o processo foi recorde, em apenas 2 meses a portaria saiu favorecendo o posto. Para as pessoas atendidas no Doralino Vitor Dal Bó, as mudanças são favoráveis, muda o cuidado, as metas e a proximidade com as famílias atendidas, além dos recursos a mais que o posto começará a receber.

O atendimento a saúde bucal é uma das mudanças mais significativas nessa transição, pois ela passa a ser incorporada na unidade e o atendimento do núcleo de apoio a saúde da família (NASF).

Com essa mudança, em União da Vitória agora são 10 Estratégias de Saúde da Família para atendimento da população e apenas 2 unidades básicas que também em breve entrarão com processo para a transição.

Estratégia Saúde da Família

A Estratégia Saúde da Família ou ESF é um plano que visa uma melhor eficiência na promoção da saúde e prevenção de agravos na saúde das famílias. A estratégia tem uma área de abrangência, cujo número de famílias contido dentro dela é limitado de forma que seja possível atender a demanda respeitando os princípios do SUS. Os grandes protagonistas da ESF são os Agentes comunitários de saúde, cuja atuação é fundamental para o funcionamento da estratégia por servirem de vínculo entre a família e o posto de saúde.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta