União da Vitória terá ampliação na cobertura da rede de tratamento de esgoto

·
Atualizado há 7 anos

esgoto-uniaodavitoria-ampliaXXXXoNesta quinta-feira, 25, o governador do Paraná Beto Richa (PSDB) anunciou obras de sistemas de abastecimento e coleta de água e tratamentos de esgoto, em Ponta Grossa. Foram confirmados o investimento para 33 municípios, totalizando R$ 240 milhões. Dentre eles, São Mateus do Sul, Antônio Olinto, São João do Triunfo e União da Vitória que terá aporte na casa de R$ 35 milhões.

A grande fatia desse bolo, para União da Vitória, visa melhorar indíces muito baixos de tratamento de esgoto no município. Com esse investimento, e outros previstos, a expectativa do prefeito Santin Roveda (PR) é de concluir a gestão com números que, praticamente, triplicam o saneamento básico em União da Vitória. Saindo dos atuais pouco mais de 25% para mais de 70% até o final do mandato, em 2020.

O prefeito salienta que esteve reunido, na semana passada com o presidente da Sanepar, Mounir Schawiche. “A expectativa inicial era de receber investimento para atingir 60% de cobertura, mas ai eu perguntei – será que tem como aumentar esse número? O presidente me disse – Santin vou conversar com o governador, mas acredito que pela parceria podemos sim ampliar esse investimento”, relata.

Dessa agenda, na sequência o anúncio do resultado positivo. O alvo se ampliou para buscar a meta de alcançar 72%. O prefeito avalia que, sobretudo coletar e tratar o esgoto sanitário é proporcionar melhores condições de saúde para a população de União da Vitória e, isso também, melhora o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“Estamos trabalhando por melhores condições de vida e saúde para nossos cidadãos. E fico feliz por esse recurso que a Sanepar vai investir na parceira com a prefeitura”, comemora Santin Roveda.