Vacinação contra o vírus Influenza inicia em 4 de maio

Autoridades marcaram o Dia D para o sábado, 9

·
Atualizado há 9 anos

A campanha nacional de vacinação contra a Gripe A, da Rede Pública de Saúde, começa no próximo dia 4 de maio com ampliação da faixa etária, a exemplo do ano passado. Segundo o secretário de Saúde de Porto União, Jair Giraldi, o atraso no início da campanha se deve ao atraso da distribuição das doses da vacina pelo Governo Federal. A vacina estará disponível para crianças de seis meses a cinco anos. Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem comparecer aos postos. Além das crianças, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, gestantes, e mulheres que estão dentro dos 45 dias após o parto devem se imunizar.

A Secretaria de Saúde de Porto União também inicia a campanha nacional de vacinação contra a Influenza no dia 4. A vacina estará à disposição dos idosos (com 60 anos ou mais), crianças de 6 meses à 5 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas, puérperas e gestantes. Haverá também vacinação em todos os postos de saúde entre os dias 4 e 29 de maio.

O dia 9 de maio será o Dia Nacional de Vacinação, ou “Dia D”. As doses estarão disponíveis no Posto de Saúde São Bernardo do Campo; Posto de Saúde Sede no centro Porto União; Posto de Saúde Santa Cruz do Timbó; Posto de Saúde Santa Rosa; Posto de Saúde São Miguel da Serra; Posto de Saúde São Pedro e Posto de Saúde do Vice-King.

Em União da Vitória a vacina contra a gripe Inluenza estará disponível nas Unidades de Saúde do Centro (prédio do INSS), Rocio, Limeira, Nossa Senhora da Salete, São Braz, São Sebastião, Conjuntos e São Domingos. No sábado, 9 de maio, os postos estarão abertos durante todo o dia. Para o interior, a vacina segue com a equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) no dia do atendimento médico de cada localidade. A campanha também se encerra no dia 29 de maio.

O secretário de Saúde, Maurício Schewinski, observa que a vacina têm influenciado positivamente no bem estar das pessoas.

Combatendo a Influenza

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, mortes. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de internações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B) determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano.