Vacinas da H1N1 ainda estão sendo aplicadas

Grupo prioritário está na segunda dose, mas há aquelas de “rescaldo” que podem ser aproveitadas por quem não faz parte do grupo

·
Atualizado há 8 anos

A Secretaria de Saúde de União da Vitória ainda tem algumas poucas doses disponíveis da Influenza A/H1N1. O grupo prioritário que inclui crianças de seis meses a cinco anos, idosos, funcionários da Saúde, gestantes ou quem sofre de alguma doença crônica, estão recebendo a segunda dose. Contudo, há quem não faça parte desse grupo e, mesmo assim, quer se proteger da Influenza. Nesse caso a Secretaria ainda tem doses disponíveis, mas são poucas, garante. Quem quiser tomar a dose deve comparecer no Posto de Saúde, mas pode não receber já que as que estão disponíveis são as sobras da última remessa e não há previsão de que mais vacinas sejam disponibilizadas.

Do lado de Porto União a situação é parecida. Por lá, conforme a Secretaria de Saúde, até ontem à tarde haviam apenas dez doses disponíveis. A expectativa é que acabem ainda nos próximos dias.

Resultados

Em União da Vitória, o “Dia D” teve edição dobrada: em 30 de abril e no sábado, 14 de maio. Conforme os dados do Portal DataSUS, com exceção das gestantes e crianças, todos os outros grupos alcançaram ou ultrapassaram os 85% de cobertura preconizados pelo Ministério da Saúde.

Em Porto União, a procura pelo medicamento também foi boa. O DataSUS confirma resultados bons em todos os grupos, menos os das gestantes e crianças. Em Porto União, o percentual é menor que o alcançado por União da Vitória.

Como identificar a gripe

A identificação correta dos sintomas de gripe pode ser determinante para a eficácia do tratamento da Influenza H1N1, H3N2 ou B. Os sintomas da gripe são febre alta, acima de 38ºC, e com início repentino, além de tosse persistente, dores musculares intensas e, principalmente, a dificuldade para respirar. No resfriado, os pacientes apresentam febre baixa (quando ocorre), tosse leve, dores musculares fracas, congestão nasal e dor de garganta. O resfriado não costuma trazer tantos riscos como a gripe. Os sintomas da gripe são mais intensos e, na maioria das vezes, inviabiliza a realização de atividades diárias.

Já os pacientes com resfriado têm coriza, tosse e espirros, mas não costumam ter à disposição prejudicada. Vale ressaltar que a gripe demanda mais atenção, pois pode evoluir rapidamente para pneumonia e infecções pulmonares, em especial em grupos mais vulneráveis.

*Informações da Secretaria de Saúde do Estado

Cobertura em percentual

UNIÃO DA VITÓRIA

Gestantes – 80,52

Crianças – 81,92

Puérperas – 100

Idosos – 90,51

PORTO UNIÃO

Gestantes – 59,51

Crianças – 70,94

Puérperas – 94,44

Idosos – 85,83