Vigilância Sanitária de São Mateus do Sul realiza queima de entorpecentes

·
Atualizado há 9 anos

vigilancia-saude-saomateusdosul
(Foto: Assessoria).

Vigilância Sanitária de São Mateus do Sul realizou na semana passada a queima de quase 7 kg de entorpecentes apreendidos pela Polícia Civil em nosso município, de processos que corriam desde 2011. Além de maconha pronta para consumo e em folha, também foram destruídas inúmeras pedras de crack. O processo aconteceu em uma olaria da cidade e foi acompanhado pela Polícia.

O procedimento é padrão, como explica a agente da Vigilância Sanitária, Maria Antônia Lima Souza. “A polícia apreende esses entorpecentes e, depois que o processo é concluído, eles precisam ser incinerados e destruídos”, conta. Ainda segundo Maria Antônia, em São Mateus do Sul, a queima de entorpecentes apreendidos pela polícia costuma ser realizada três a quatro vezes ao ano.

DROGAS: UMA REALIDADE SENDO ENFRENTADA

O consumo de drogas no Município é uma realidade. Só no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), são cerca de 80 atendimentos semanais relacionados ao consumo dessas substâncias. As Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação e Cultura vêm intensificando ações de prevenção e de discussão sobre a questão das drogas em São Mateus do Sul. Sete servidoras dessas secretarias estão participando de uma capacitação sobre o tema em Campo Largo, onde uma secretaria que trata especificamente da questão das drogas desenvolve um trabalho de prevenção que já vem trazendo bons resultados.

Além disso, na semana passada, o grupo de apoio Amor Exigente, que tenta consolidar em São Mateus do Sul um espaço de auto e mútua ajuda formado por pessoas tiveram contato com dependentes químicos, realizou sua primeira reunião, se tornando também um espaço adicional para discussão sobre as drogas em São Mateus.