Vigilância Sanitária intensifica ações de combate à dengue em São Mateus do Sul

·
Atualizado há 8 anos

????????????????????????????????????
(Foto: Assessoria).

A equipe de controle de endemias da Vigilância Sanitária de São Mateus do Sul intensificou nessa semana as ações de combate à dengue no município, em função do Dia D do combate à doença, lembrado no dia 21 de novembro em todo o Brasil.

Durante a semana, foram realizadas ações complementares ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela equipe diariamente no município, como vistorias em borracharias, pátios, ferros-velhos, além das visitas domiciliares, panfletagem em ruas da cidade e palestras em escolas e entidades.

Na tarde dessa sexta, 27, a equipe esteve no Cemitério Municipal no centro de São Mateus do Sul, checando os túmulos e os vasos deixados em cima deles. As embalagens de flores e os vasos de cerâmica, segundo a Vigilância, são locais onde frequentemente é encontrada água acumulada.

DENGUE EM SÃO MATEUS DO SUL

As primeiras larvas de Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, foram identificadas neste ano em São Mateus do Sul, em três ocasiões. Duas na vila Palmeirinha e uma no centro, segundo a Vigilância.  “Muita gente acha que a dengue não vai acontecer em São Mateus”, conta a coordenadora da Vigilância Sanitária de São Mateus do Sul, Simone Huk Araszewski. Ela explica que os casos diagnosticados da doença no município são de pessoas que foram picadas em outras cidades, e que a prevenção é essencial.

“São Mateus é um dos poucos municípios da região que ainda não têm registro de pessoas diagnosticas com dengue e que tenham adquirido a doença na própria cidade, mas não é impossível que isso aconteça”, alerta Simone. “Depois que a cidade fica infestada, é muito difícil controlar a dengue”.