Canil da PM de União da Vitória é importante para a Segurança Pública

Cães policiais são vistos como amigos da população

·
Atualizado há 7 anos

cXXesX02Agosto de 2016. Um drama vivenciado por uma família de União da Vitória, com o desaparecimento de uma criança em uma área de densa vegetação, acabou tendo um desfecho feliz. Uma criança de seis anos entrou em uma área de mata, na localidade do Rio Vermelho, no interior do município, e se perdeu. As buscas duraram 24 horas, quando o garoto foi, enfim, encontrado, quando respondeu ao chamado de uma professora e foi localizado pelo cão “Átila”, do Canil da PM de Porto União.

Em União da Vitória, a rotina do canil do 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória mostra a união entre homem e animal. Juntos trabalham como equipe e com foco, sempre, em estar um passo à frente de bandidos e não serem surpreendidos em ocorrências. É uma relação de lealdade, treinamento intenso, diário e contínuo. O canil produz resultados relevantes, com a participação de cães em operações, no rastreamento de drogas e na localização de pessoas, corpos e restos mortais.

Um dos destaques é o cão Uzzy, treinado e participante frequente de demonstrações em escolas e nas operações da Rotam. Os cães, durante o trabalho, podem ficar até seis horas em operação. Já o treinamento, esse é contínuo. Todos os dias é realizado no pátio do Batalhão, onde uma estrutura é montada. O tempo de serviço para a polícia dura oito anos, depois de aposentado o cachorro pode ser adotado pelo policial que o adestrou ou ficar no canil.

Desde 2016

O canil da PM de União da Vitória ficou três anos desativado e foi reativado no ano de 2016. A falta do apoio dos cães refletiu diretamente nas ocorrências. Com a reativação os efeitos foram logo percebidos pela corporação. Os cães encontram entorpecentes com maior facilidade. Eles são treinados para sentir 60 odores diferentes.

Acompanham os policiais em diversas ocorrências, em assentamentos, bate-grade, proteção do policial, em busca em veículos. Os cães são vistos com simpatia pela população, que apoia integralmente a parceria policial militar e cão. Não foram poucas as operações que tiveram sucesso, graças a participação desses policiais de quatro patas, altamente treinados para a função.

São tão populares, que a o 27º Batalhão de Policia Militar de União da Vitória, os envia para operações em outros municípios de cobertura do 27º BPM. Como ferramenta de apoio da ação policial, a lógica é que o comando da polícia militar aumente o efetivo de cães trabalhando pela segurança pública na região.