CONSEG: PM orienta formação provisória do Conselho

Em reunião, a função de cada cargo foi explicada com base no código estadual do Conselho de Segurança

·
Atualizado há 9 anos

conseg-uniaodavitoria-seguranca
A reunião, como de praxe, durou quase quatro horas e nem todos os membros participaram. (Foto: PM Aspirante Hey).

A chapa provisória do Conselho Comunitário Segurança (Conseg) foi recebida na segunda-feira, 22, pelo Capitão Gilmar Golemba, na 2ª Companhia Independe da Polícia Militar de União da Vitória. A intenção foi explicar a função de cada um dentro do Conselho. O encontro foi realizado somente com o pessoal que havia manifestado interesse em participar da chapa do Conseg, isso no dia 2 deste mês, na Câmara Municipal de Vereadores.

Na ocasião o movimento Segurança Já, que é formado por comerciantes do município, e alguns presidentes de bairros sinalizaram interesse em participar do Conseg, no entanto, reclamaram que o processo eleitoral estava sendo feito a “toque de caixa” pois o edital não fazia nem dez dias que havia sido lançado. Nesse curto período as comunidades tiveram de se reunir para montar uma chapa, o que não deu muito certo. Não teve chapas inscritas e antes do início da reunião quatro pessoas se ofereceram ao cargo da diretoria. Membros de vários bairros do município apontaram que era necessário um tempo maior para se organizar, conhecer seus colegas de chapa e, o principal, polarizar a formação da diretoria, para que cada bairro pudesse ter um representante no Conseg. O próprio prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, e o capitão Golemba, assumiram que um prazo de 30 dias deveria ter sido respeitado.

O resultado foi a chapa provisória que será oficialmente eleita no dia 2 do próximo mês, em outro encontro na Câmara de Vereadores. A atual formação só será eleita por “aclamação” caso não tenha outra chapa inscrita, o que já foi descartado pela Polícia Militar, pois não houve procura para novas inscrições.

O Conselho Comunitário é formado por 15 membros diretos da comunidade, entre presidente, vice, secretários e conselhos fiscal e de ética. Outra parte do Conseg, que não participa de eleição, são os membros natos, que são representantes do Judiciário, Ministério Público, Prefeitura, Núcleo de Educação, Ciretran, Polícia Militar e Associação Comercial. O objetivo é criar um canal direto entre comunidade e representantes da Segurança Pública para que os problemas sejam rapidamente identificados e solucionados.

Presidente: Almindo Ferreira dos Santos

Vice Presidente: Jeferson Luiz Mendes de Souza

1º Secretário: Sheila Magali Peçanha Bona

2º Secretário: Clemente Scistowski

1° Tesoureiro: Luiz Sérgio Nicolotti

2° Tesoureiro: José Gilso Lenczuk

Conselho Fiscal:

Luciana Maria Straube

Fernanda Gabriela Arndt

Cleonice Martinazzo Moller

Stanley Robert Thiel

Valdomiro Costa Rayzer

Gilmar Március Bona

Sônia Kosera Luzzi

Cláudio Zeizer

Everson Mariano

Jonimar Roberto Arndt

Conselho de Deliberativo:

Hildo de Souza

José Luis Rocha

Cristiane Stefanhak

Tiago Roger da Rosa

Sidnei Cieslak

Conselho de Ética e Disciplina:

Aruana do Rocio Calisto da Luz

Emarielly Georgea Ramos

Salete Maria de Lima Venâncio