Deputado quer mudanças na PM de Porto União

Intenção é subir 1ª CIPM de status

·
Atualizado há 7 anos

AGUIAR
Deputado quer PM mais forte e com mais policiais

O deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB-SC) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) endereçado ao Comandante Geral da PM-SC, Coronel Paulo Henrique Hemm, solicitando em caráter de urgência para que a 1ª Cia do terceiro BPM-SC, sediada em Porto União, sofra a transformação para Companhia Especial de Porto União. Segundo o deputado, com a elevação de status, a companhia terá maior autonomia administrativa e estrutural, viabilizando mais investimentos e recursos humanos.

O deputado lembrou durante seu discurso em plenário, que Porto União faz divisa de estado com o Paraná e de município com União da Vitória. “A demanda é maior, é preciso melhorar o policiamento ostensivo, disponibilizando material humano.  Com a elevação do status do quartel de Porto União é possível realizar mais investimentos para a PM de Porto União”, defende Aguiar.

O deputado frisou que a alteração na estrutura organizacional da PM de Santa Catarina, transformando a 1ª Cia em Companhia especial, não gera qualquer investimento de ordem estrutural, portanto, não onera os cofres públicos estaduais. O requerimento foi acolhido, votado e despachado para o comando geral da PM-SC. O comandante da PM de Porto União, Capitão, Ronaldo Branco, está em viagem e não foi encontrado para comentar o requerimento aprovado na Alesc.

PM de Porto União

No ano de 1924, foi instalado um Batalhão de Infantaria, tendo por base a Companhia Isolada de Porto União, comandada pelo capitão Pedro Lopez Vieira. Foram recrutados na época aproximadamente 300 homens dentre eles, Antônio Lara Ribas, nascido no município de Palmas, no Paraná. Lara Ribas, logo em seguida, recebeu as divisas de sargento devido a sua dedicação e extrema competência. Mais tarde, se tornou um dos mais respeitados oficiais da instituição e hoje empresta o nome à Primeira Companhia de Polícia Militar do 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas. A Primeira Companhia de Polícia Militar foi instalada definitivamente em Porto União em 26 de agosto de 1959.