Operação desmonta laboratório clandestino de crack

·
Atualizado há 8 anos

14743769220.52270100Três pessoas, entre elas uma mulher, foram detidas, na sexta-feira (16), no município de Prudentópolis, suspeitas de tráfico de drogas. A operação policial foi desencadeada conjuntamente pela Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC), com apoio da Polícia Civil de Prudentópolis. Dois menores, filhos do casal suspeito, foram apreendidos e encaminhados ao Conselho Tutelar.

Denúncias endereçadas à Polícia Civil indicavam que um casal morador da Vila das Flores liderava uma facção criminosa, que fabricava e comercializava drogas na região. Uma equipe da DENARC foi levada até o município de Prudentópolis para investigar os fatos. Quando a equipe chegou ao local indicado, com reforço da Polícia Civil de Prudentópolis, não havia ninguém em casa.

Os policiais decidiram montar campana, até que conseguiram abordar o casal. Dentro da residência, a equipe encontrou o laboratório de crack onde a droga era fabricada. No imóvel, a polícia localizou e apreendeu 1,3 quilo de crack, uma balança de precisão, uma forma de plástico usada para moldar o bloco de entorpecente, maconha, máscara para manuseio dos químicos, saco de cimento, dois sacos de cal, um quilo de pó de rejunte e uma faca. Também foram apreendidos um caderno, com anotações sobre a facção criminosa, um notebook e dois celulares.

Os dois filhos do casal estavam em casa durante a revista. Um menino de 10 anos e uma adolescente de 14, que está grávida, foram encaminhados ao Conselho Tutelar, por não terem outros familiares na cidade.

A delegada-adjunta da DENARC, Camila Cecconello, explica que o cimento, o cal e o rejunte são materiais utilizados para acrescentar volume à droga. “Foi encontrada também certa quantidade de material que seria para a composição da droga. O fabrico da droga utiliza vários químicos, como solvente e material para dar volume à droga. E, também, objetos que seriam utilizados  para o manuseio desses produtos, que seriam destinados para a fabricação do crack”, confirma o delegado Osmar de Albuquerque Pontes Júnior, da Delegacia de Polícia Civil de Prudentópolis.

Nos cadernos apreendidos, ainda de acordo com a delegada, estão anotados nomes e telefones dos integrantes da facção e a contabilização da quantidade de droga fabricada e vendida.

O casal detido foi levado à Delegacia de Prudentópolis. Ao prestarem depoimento, ambos revelaram que um jovem de 20 anos era quem distribuía o crack. Os investigadores foram até a casa indicada pelo casal. Ao revistar o imóvel, os policiais encontraram 193 gramas de crack escondidos num dos cômodos. Mais dois celulares foram apreendidos.

O trio está na carceragem provisória da Delegacia de Prudentópolis, onde permanece à disposição da Justiça. Os três suspeitos serão indiciados pelos crimes de associação criminosa e tráfico de drogas.

A identidade dos detidos não foi divulgada pela Polícia Civil.

Matéria Rádio Najuá