Polícia Militar do Paraná tem oito Companhias Independentes

Companhias Independentes sofrem com a falta de efetivo

·
Atualizado há 9 anos

pm-uva-seguranca
PM de União da Vitória tem a menor estrutura do Paraná. (Foto: Jair Nunes).

O Paraná ainda conta oito Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM). Pelos menos seis delas são dotadas de efetivo suficiente para o bom desenvolvimento dos trabalhos da PM. Duas CIPMs estão no vermelho, ou seja, não contam nem com o número necessário para uma Companhia Independente. Uma delas é a 2ª CIPM de União da Vitória, que é responsável pelo policiamento preventivo e ostensivo nos municípios de Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin e Porto Vitória. Em cada um destes oito municípios existe um Destacamento Policial Militar (DPM) onde atuam policiais militares durante todas as horas do dia e da noite, todos os dias da semana. A 2ª CIPM chegou a ter 250 policiais militares e atualmente conta com pouco mais de 130 para atender os oito municípios da Amsulpar.

O governador Beto Richa chegou a prometer em duas ocasiões que a companhia independente seria transformada em Batalhão de Polícia para atender a demanda da região sul. Com a escalada da violência e com os índices de assalto preocupando, prefeito e lideranças políticas cobram o cumprimento das promessas. Em União da Vitória a luta é pela implantação da Guarda Municipal para desafogar o trabalho da PM. O baixo efetivo das polícias Civil e Militar tem se refletido em maiores índices de tráfico de drogas, violência doméstica e até homicídios. A PM e a Polícia Civil tem feito verdadeiros milagres, mas não sabem até quando poderão segurar a criminalidade em níveis aceitáveis.

Companhias Independentes

A 1ª CIPM de Lapa atende os municípios de Rio Negro e São Mateus do Sul, além da sede. A 2ª CIPM é a de União da Vitória e atende outros sete municipios da região sul do Estado. A 3ª CIPM de Telêmaco Borba atende onze municípios, contudo conta com bom efetivo e está em vias de ser transformada em Batalhão de Polícia Militar. A 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Londrina, por estar na segunda maior cidade do Paraná nem é preciso dizer que tem policiais militares mais que suficiente para atender a demanda da região. A 5ª CIPM, com sede em Cianorte, atende os municípios de Umuarama, Douradina, Maria Helena, Perobal, Icaraíma, Ivaté, Alto Paraíso e Xambrê. Também é muito bem estruturada.

Já a 6ª Companhia Independente de Polícia Militar com sede em Ivaiporã tem a seguinte organização: o 1º Pelotão: Ivaiporã, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Jardim Alegre e Udianópolis, o 2º Pelotão atende Faxinal, Borrazópolis, Cruz Maltina, Grandes Rios, Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí e o 3º Pelotão atende São João do Ivaí, Godoy Moreira, Lunardelli. A 7ª Companhia Independente de Polícia Militar tem sede em Arapongas e tem uma boa estrutura.

E fechando as companhias independentes, ainda aparece a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar do Paraná, com sede em Irati (Centro Sul do Estado). É a segunda mais pobre do Paraná, perdendo somente para a de União da Vitória. Ela possui 127 integrantes e é responsável pelo policiamento preventivo e repressivo de 10 municípios próximos a Irati – cerca de 200 mil habitantes.