Prefeito afirma que Guarda Municipal começa a funcionar em julho

Pedro Ivo Ilkiv, prefeito de União da Vitória, anunciou a data em reunião de trabalho realizada ontem com a Guarda Municipal de Pinhais (PR)

·
Atualizado há 9 anos

reuniao-guarda-municipal-uniaodavitoria2
Guardauv sai do papel até o mês de julho. (Foto: Jair Nunes).

O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv (PT) anunciou que pretende implantar a Guarda Municipal de União da Vitória (Guardauv) até o mês de julho. A divulgação do fato aconteceu na abertura da reunião de trabalho realizada ontem na Câmara de Vereadores de União da Vitória, entre o município e Pinhais, que tem a melhor guarda municipal do Paraná, e compartilhou experiências para a criação da Guardauv.

O encontro reuniu além dos convidados especiais, o Superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, José Arildo de Oliveira, e o Comandante da 5ª Companhia e Polícia Militar de Pinhais – PR, Capitão Anderson Mendes, o capitão Gilmar Golemba, comandante da 2ª CIPM, o 2º Sargento Garcia, representando o comando do Corpo de Bombeiros de União da Vitória, o Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de União da Vitória, Emerson Spak, além de secretários municipais, chefes de escritórios regionais e lideranças comunitárias.

Arildo discorreu sobre a integração da Guarda Municipal de Pinhais com a PM. “O sucesso da guarda municipal não existiria sem a parceria com a PM”, disse. Esse foi o primeiro de vários ensinamentos. Para funcionar a Guardauv terá que se integrar à PM para otimizar o serviço dos policiais militares e cumprir sua função como Força Municipal de Polícia.

Já o comandante da PM de Pinhais, Capitão Anderson Mendes, disse que em uma cidade de médio porte, longe das grandes concentrações urbanas, como o caso de Pinhais (que fica no coração da região metropolitana de Curitiba), a parceria com a Polícia Militar deve facilitar o serviço das duas corporações. “São mais policiais nas ruas, a sensação de segurança também cresce”, disse o comandante.

Guardauv vai sair do papel

O concurso para a contratação dos agentes municipais, que está nas mãos da Uniguaçu, deve ser preparado nos próximos dias. Serão 40 vagas para agentes da Guarda Municipal. No entanto, o prefeito disse que para contratação imediata, serão apenas 13 agentes. As despesas de 2015 serão cobertas por meio de superávit financeiro deste ano. “O quartel será no prédio da antiga rodoviária, em anexo ao Corpo de Bombeiros, devidamente mobiliado. Cada soldado será contratado com salário inicial de R$ 1.500, mais as vantagens e avanços do quadro próprio do município”, explicou o prefeito.

Ainda segundo Ilkiv, a Guardauv contará com viaturas, as câmeras de vigilância espalhadas pela cidade, uniformes, treinamento especializado e comunicação direta com a Polícia Militar de União da Vitória. “Vamos começar com os pés no chão. A medida que as fontes de receita do município permitirem, vamos aumentando o efetivo da Guarda Municipal, até o número ideal para que atenda as demandas do município”, disse o prefeito.

O presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória, Ziliotto Daldin disse que trabalhou duro pela Guardauv. “Aprovamos a lei no final do ano passado. Visitamos vários municípios onde existem guardas municipais. Promovemos esse encontro para captar conhecimento e aprender com a experiência de Pinhais. Agora só falta o concurso para podermos dar início das atividades de nossa Guarda Municipal, disse. O vereador disse que está otimista quanto ao trabalho dos futuros policiais municipais.