Projeto de instalação de câmeras de segurança em praças de pedágio retorna à CCJ

·
Atualizado há 8 anos

O projeto lei prevendo o monitoramento de veículos nas praças de pedágio de forma integrada com a Secretaria de Segurança Pública (SESP) recebeu emendas na sessão plenária desta segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa, e por isso retorna à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segundo o deputado Felipe Francischini (SD), autor da proposta, o objetivo é estabelecer regras para a utilização da tecnologia OCR (de reconhecimento óptico de caracteres), aprimorando a rede de segurança pública estadual e auxiliando no combate ao crime.

“A ideia é utilizar toda essa tecnologia a favor da segurança pública, além de proporcionar a integração dos sistemas das concessionárias com a Secretaria de Segurança Pública e aumentar o poder de atuação da pasta”, afirma Francischini. O deputado diz que “as informações sobre os veículos que cruzam nossas estradas são ferramentas importantes para a segurança pública em inúmeros casos, como tráfico de drogas, armas, pessoas, roubo e furto de veículos, contrabando e descaminho”. “Estas informações trarão benefício direto às atividades da polícia e da inteligência, além de terem reflexo imediato na qualidade do planejamento e execução de operações policiais”, acrescentou.

Ele explicou ainda que o sistema OCR permite identificar veículos com alguma ocorrência policial nos acessos e divisas com outros municípios. O projeto de nº 196/2015 já passou em primeiro turno e está em segunda discussão.