SEGURANÇA: Chapa do Conseg é eleita

Grupo de voluntários já tem encontro marcado. Criação do Conselho também anima outros municípios

·
Atualizado há 9 anos

conseg-uniaodavitoria-seguranXXa
Formação do primeiro Conselho Comunitário de Segurança de União da Vitória: pioneirismo foi aplaudido por membros natos. (Foto: Bruna Kobus).

Na noite desta quinta-feira, 2, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de União da Vitória foi homologado. A chapa, montada há um mês, era provisória e foi eleita por aclamação, já que nesse tempo nenhuma chapa havia sido inscrita. O grupo é formado por 15 membros diretos da comunidade entre presidente, vice, secretários e conselhos fiscal e de ética. Outra parte do Conseg, que não participou da eleição, são os membros natos, representados pelo Judiciário, Ministério Público, Prefeitura, Núcleo de Educação, Ciretran, Polícia Militar e Associação Comercial. O primeiro encontro está marcado para próxima terça-feira, 7, em um espaço emprestado da Igreja Batista na Rua Barão do Cerro Azul. Até que uma sede definitiva seja ocupada pelo Conseg, os membros irão se reunir na Câmara de Vereadores, alguma secretaria da Administração, no próprio Batalhão da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (2ª CIPM), ou em locais emprestados, como a Igreja Batista.

A intenção do Conselho é criar um canal direto entre comunidade e representantes da Segurança Pública para que os problemas sejam rapidamente identificados e solucionados. Ideia que deu tão certo, ao menos até agora, que está gerando disputa de outros municípios para criar um modelo parecido. “Foi uma contaminação positiva que só pelo fato dele existir houve esse reflexo por parte de outras cidades, então eles pediram auxílio de nós (Polícia) para facilitar na aproximação entre os setores da segurança pública e a comunidade”, comentou o capitão da 2ª CIPM, Gilmar Golemba.

Almindo Ferreira dos Santos, que foi eleito presidente do Conseg, se disse orgulhoso do pioneirismo. Em discurso, ainda um pouco acanhado, garantiu fazer dos encontros do Conselho um espaço de mudanças na Segurança Pública local. “Vamos ser parceiros das polícias, fazer denúncias e realmente trabalhar para que tudo melhore”, disse.

conseg-uniaodavitoria-seguranXXa2
Presidente do Conseg se diz honrado com a criação do grupo e garantiu fazer dos encontros um espaço para a mudança na Segurança Pública local

A posse dos membros do Conselho de União da Vitória está marcada para agosto e, segundo Golemba, terá toda a “pompa e circunstância” necessária, já que será realizado no mesmo evento de aniversário da Companhia. O coordenador do Conseg estadual pode acompanhar a posse. “O convite já foi feito”, brinca o capitão.

O Conseg é apartidário e quem participa atua voluntariamente. A diretoria eleita neste ano seguirá à frente do Conselho até 2017, quando novas eleições serão realizadas.

Segurança Já!

O movimento de comerciantes de União da Vitória surgiu há poucos meses e foi o principal impulso para que a implantação de um Conselho Comunitário na cidade saísse do papel com tanta rapidez. O grupo, no entanto, não integra o Conseg, apesar de ter membros que fazem parte da chapa eleita.

A criação do movimento foi como um grito de comerciantes que estavam, e continuam, cansados dos inúmeros assaltos e furtos que sofriam diariamente. Em um levantamento feito pelo O Comércio, há dois meses, junto com a Polícia Militar, o índice é de 11 roubos e 3 assaltos por semana. O Distrito de São Cristóvão é o que mais sofre com a criminalidade.

 

Pioneiros no voluntariado da segurança pública

Presidente: Almindo Ferreira dos Santos

Vice-presidente: Jeferson Luiz Mendes de Souza

1º Secretário: Sheila Magali Peçanha Bona

2º Secretário: Clemente Scistowski

1° Tesoureiro: Luiz Sérgio Nicolotti

2° Tesoureiro: José Gilso Lenczuk

Conselho Fiscal: Luciana Maria Straube, Fernanda Gabriela Arndt, Cleonice Martinazzo Moller, Stanley Robert Thiel, Valdomiro Costa Rayzer, Gilmar Március Bona, Sônia Kosera Luzzi, Cláudio Zeizer, Everson Mariano e Jonimar Roberto Arndt

Conselho de Deliberativo: Hildo de Souza, José Luis Rocha, Cristiane Stefanhak, Tiago Roger da Rosa e Sidnei Cieslak

Conselho de Ética e Disciplina: Aruana do Rocio Calisto da Luz, Emarielly Georgea Ramos e Salete Maria de Lima Venâncio.