UPA de Porto União poderá ter mais fiscalização

Unidade foi incluída na destinação prévia dos aparelhos de detecção de metal. Investimento é do governo de Santa Catarina

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

upa (1)
Na UPA, 117 detentos cumprem pena (Bruna Kobus/Jornal O Comércio)

O Governo Estadual de Santa Catarina anunciou nesta semana que vai reforçar a fiscalização nas prisões e, para isso, vai distribuir 300 detectores de metal para as 48 unidades prisionais do Estado. O material é uma aquisição da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e contabilizou um investimento de R$ 160 mil. A proposta sugere o bloqueio, especialmente, da entrada de aparelhos celulares.

Para a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Porto União, cinco detectores – três do tipo “raquete”, manual e outros dois tipo “banquetas”, para checagem de objetos de metal introduzidos no corpo – foram destinados previamente. Porém, a vinda não é confirmada já que a chegada dos itens depende do modelo de distribuição. Mesmo assim, a notícia agradou os funcionários da Unidade. Hoje, a UPA trabalha apenas com um portal de detecção. “Funciona bem, mas a vinda destes outros aparelhos torna o trabalho mais preciso na hora do combate à entrada de metais”, avalia o agente carcerário e gestor da unidade, Victor Rafael Ribeiro.

Os detectores também serão enviados para as unidades socioeducativas em que ficam adolescentes infratores.

UPA ganha atendimento odontológico

Na quarta-feira, a direção da UPA apresentou, em uma breve solenidade, os consultórios médico e odontológico, instalados dentro do espaço da Unidade para atender os detentos. Agora, os presos não precisam mais sair da UPA para receber o atendimento nos postos de saúde do município. Responsável pelo atendimento odontológico, Octavio Coas, enfatizou que essa é a garantia de um direito do cidadão em ter o acesso à saúde.

Na UPA, 117 detentos cumprem pena e cerca de cem deles participam de cursos profissionalizantes, disponibilizados dentro do espaço físico. Ali, são oferecidos cursos técnicos do Senac e aulas de supletivo, em parceria com a Secretaria de Educação de Porto União.