Celulares terão nove dígitos no Vale do Iguaçu

Anatel comunicou que estados do sul terão nove dígitos a partir do dia 6 de novembro

·
Atualizado há 8 anos

????????????????????????????????????
Número de celulares passará a ter mais um nove no prefixo. (Foto: Jair Nunes).

Os proprietários de celulares e usuários da telefonia celular do Vale do Iguaçu terão uma novidade a partir do dia 6 de novembro. É a inclusão do nono dígito. De acordo com a Resolução nº 553, publicada em 14 de dezembro de 2010, que alterou o regulamento de numeração do serviço móvel pessoal (SMP), a mudança prevê a inclusão do dígito 9 nos números celulares atuais. Os três estados do Sul são a última região do País a ter o sistema implementado. O nono dígito vale para celulares de todas as operadoras.

Além de celulares, as linhas móveis também incluem máquinas de cartão de crédito, modens para conexão de internet, sistemas de georeferenciamento e outros serviços. O acréscimo do nono dígito às linhas móveis permite com que as possibilidades de variações de números saltem de 37 milhões para 90 milhões, uma vez que os números 2, 3, 4 e 5, que em posição inicial são restritos a linhas fixas, podem também ser usados na segunda casa dos números móveis.

GrXXficoXTelecomunicaXXXXesNos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a mudança está programada para ocorrer no dia 6 de novembro deste ano. Nesta data os números passarão a ter o formato [N9+N8N7N6N5+N4N3N2N1]. O nono dígito adicionado aos números será o nove (9), que ocupará a posição à frente dos números atuais. Vamos usar como exemplo o número de celular da reportagem do Jornal O Comércio. O atual número é 9975-1294. Com a inserção do nono dígito, a partir de novembro o número passará a ser 99975-1294.

O cronograma da implantação do nono dígito

Os celulares dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Amapá, Amazonas Maranhão, Pará e Roraima já possuem nove dígitos, conforme a Regulamentação estabelece. O nono dígito será implementado em todo o País até o fim de 2016. Segundo a Anatel, no último domingo, 29, já foi acrescentado o nono dígito aos números celulares do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia.

Já para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a mudança está programada para 6 de novembro. Até esta data não haverá alteração na numeração do cliente e continuam valendo as regras de marcação de chamada, formato e destinação do Código de Acesso do Usuário definidas no Regulamento de Numeração do SMP.