Engenheiro eletricista de Porto União apresenta projeto em seminário da Alemanha

William Seccon foi um dos 18 selecionados em programa de intercâmbio entre governo alemão e o Brasil. Ideia da viagem também é trazer novos conhecimentos para a terrinha

·
Atualizado há 8 anos

WILLIAMXSECCON
Formando em Porto União, em Engenheira Elétrica, Seccon também é pós-graduado em Automação Industrial e atualmente cursa mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

O assunto sobre energias renováveis está cada vez mais em pauta durante seminários nacionais quanto internacionais. O trabalho de quem está desenvolvendo tecnologias com esse objetivo, também. E, parece que tem gente da terrinha ganhando espaço internacional para falar sobre o assunto. É o caso do engenheiro eletricista William Seccon, que é do Vale do Iguaçu e embarcou nesta semana para a Alemanha. Seccon foi selecionado pelo governo da Baviera num programa de intercâmbio entre o governo alemão e o Brasil. O jovem engenheiro faz parte da comitiva brasileira formada por mais 17 pessoas, entre engenheiros e executivos da área. O intercâmbio é de informações entre um dos países que mais investem em energias renováveis no mundo, com o Brasil, que é um dos países com maior potencial para geração de energia de fontes renováveis. Mas, a seleção não foi tão fácil. “Participei do processo seletivo nacional, onde foram analisados currículos e envolvimento com energias renováveis. É um grupo bem seleto, composto por executivos e representantes governamentais do setor elétrico”, comenta. “A sensação de ser selecionado é muito positiva, tendo em vista que disputei a vaga entre milhares de brasileiros e fazer parte dos 18 é incrível. Uma oportunidade única, ainda mais para alguém que sempre estudou e acompanha o desenvolvimento das energias renováveis no Brasil.”

O engenheiro se apresenta hoje no IV Seminário de Energias Renováveis da Baviera. Em terras europeias, Seccon vai mostrar seu mais novo empreendimento, o Grupofor, que abriu há pouco mais de um ano em sociedade.

A ideia da empresa, segundo ele, é investir em novas tecnologias e serviços de engenharia, trazendo inovação para região. “Visando sempre a sustentabilidade e uso racional de energias”, afirma. “Vai ser uma oportunidade única para absorver conhecimentos e práticas adotadas nesse país que é destaque quando se fala em energia renovável. Serão feitas visitas técnicas em plantas de geração solar, eólica, biomassa e geotérmica”, conta. “Chegaremos em Munique e posteriormente nos deslocaremos a cidades próximas para conhecer as plantas”, comenta.

A ideia é fazer um “networking” entre empresários do setor e “importar” o conhecimento para o Brasil. “Mais especificamente para região de União da Vitória e Porto União”, adianta Seccon.

Contudo, por aqui, alguns projetos de geração solar fotovoltaica já estão instalados e são coordenados, boa parte, pela empresa de Seccon. “Apesar do clima nublado, nossa região apresenta condições 40% mais favoráveis que das regiões mais ensolaradas da Alemanha, uma das líderes mundiais nesse tipo de tecnologia”, compara.

A viagem e o contato com empresários de lá também é uma oportunidade de novos negócios. Isso porque Seccon estuda o monitoramento e controle de usinas fotovoltaicas em residências, e pretende colocar o produto à venda até o início do ano que vem. “Será uma oportunidade também para encontrar algum investidor na Alemanha para comprar a ideia e expandir as oportunidades.”

Outras informações sobre a tecnologia que já está instalada por aqui acesse: www.grupofor.com.br.