Novela da telefonia celular em São Miguel da Serra tem mais um capítulo

Setor de Planejamento da Prefeitura de Porto União acompanha setor técnico

·
Atualizado há 7 anos

A questão da ausência da telefonia celular no Distrito de São Miguel da Seera, interior de Porto União, ganhou na segunda-feira, 24, um novo impulso. A analogia a uma novela não é por acaso. Desde 2011 o assunto vem sendo discutido, mas sempre termina sem solução. Na tarde de segunda, o responsável pelo departamento de Planejamento, Ivo Werle, juntamente com  Jeferson Mendes da Silva, técnico de Engeset, realizaram uma visita técnica no distrito de São Miguel da Serra.

O objetivo da visita, foi a consulta da implantação do sinal de celular em São Miguel e região atendendo em torno de 2 mil pessoas. Na oportunidade, a equipe esteve na propriedade de Renato Wilhems para verificar um ponto onde os moradores de São Miguel realizam chamadas com o sinal da torre de Matos Costa, município vizinho.

O técnico da Engeset analisou o local, e apontou três soluções possíveis para o problema. A primeira seria a instalação de uma antena para o distrito, abrangendo até 60km de sinal, porém, o custo é elevado e precisa de estudos para ser colocada. A segunda solução seria colocar um repetidor de sinal da cidade vizinha, podendo chegar o sinal até o distrito. A terceira utilizar em parceria as instalações das empresas de internet juntamente com a empresa que presta serviços de telefonia fixa na região para a implantação do sistema. As questões serão analisadas, mas ainda não há previsão de instalação do sinal de telefonia celular móvel, naquela região. É mais um capítulo de uma novela que se arrasta por anos e deixa a comunidade frustrada a cada tentativa de implantação.