Pais devem controlar uso de redes sociais e postagens

·
Atualizado há 8 anos

Uma pesquisa coordenada pela consultoria paulistana Officina Sophia, feita com 1.000 crianças entre 7 e 12 anos de idade, em diferentes capitais brasileiras, revelou que 65% dos entrevistados disseram não ter regras ou tempo determinado pelos pais para acessar a internet.

A maioria acessa pelo computador ou celular e o local preferido para navegar é em casa. Apenas 15% das crianças disseram ter regras em casa para o uso da rede mundial. Além disso, as redes sociais Facebook e Whatsapp foram as mais citadas entre preferidas e quais fazem maior uso. Apesar de estarem entre as atividades que as crianças mais se interessam quando estão conectadas, a maioria dos pais veta o uso.

O fato é que cada dia mais as pessoas se expõem na internet e, na maioria das vezes, as crianças não têm noção de certo e errado. Portanto, os pais devem ser o principal filtro dos filhos nesses casos, não permitindo que acessem antes da idade mínima. O Facebook, por exemplo, estabelece idade mínima de 13 anos.

Para evitar problemas, os pais devem deixar claro alguns aspectos sobre o uso da internet. Vale a pena explicar que só devem aceitar pessoas conhecidas em suas redes, não compartilhar dados pessoais, não fazer postagens em excesso. Certifique-se, ainda, que o seu filho nunca marcará encontro com alguém que conheceu online.