Turismo em alta: Milhares visitam Morro do Cristo e procuram roteiros turísticos

·
Atualizado há 6 anos

Cristo 01Milhares de turistas de várias regiões do Brasil visitaram o principal cartão postal de União da Vitória durante os feriados de natal e ano novo.

O Morro do cristo registrou, em 2017, a presença de famílias do Rio de Janeiro (cabo Frio, Rio e Macaé), São Paulo (Campinas, Avaré), Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Brasília, Matos Grosso do Sul, entre outros lugares assinalados no livro de presença da capela Sagrado Coração de Jesus. Infelizmente, o livro de registros não se encontra mais na capelinha,neste começo de ano.

Também foram registradas a presença de argentinos, paraguaios e haitianos. Como não tem um sistema profissional de registro de turistas, muita gente não sabe ou não assina o livro de presenças, mas o local está sempre cheio, de manhã até a noite.

Outro ponto procurado em União da Vitória foi a Ponte dos Arcos, que ganhou nova iluminação permanente.

Já em Porto União os pontos mais procurados foram o Morro da Cruz, com seu mirante, o “Mirante do Vitinho” e a Praça do Contestado, além da praça do 5º Bec Bld, e as instalações da fábrica e do posto de vendas do Steinhaeger Double W, na saída para Canoinhas. Os turistas aproveitaram para as selfies ao lado do litro gigante de steinhaeger e para comprar produtos da famosda destilaria.

Mais atenção

Morro do Cristo 02A estátua do Morro do cristo ganhou um banho no final do ano passado, mas outros aspectos de conservação e manutenção da escadaria, segurança pública, ainda ofuscam o brilho da nossa principal atração turística.

Falta segurança principalmente à noite, quando são constantes as farras e os atos de vandalismo na via sacra e na capelinha que fica na base da estátua.

Para uma cidade com vocação turística, faltam elementos básicos, como um guia turístico para contar a história do Morro do Cristo e da própria cidade e uma loja de souvenirs.

Outra sugestão é uma lanchonete, ou restaurante. Lembrando até meados da década de 1980, havia uma precária lanchonete, ou bar.

Hoje quem sobe o morro desfruta de uma bela visão. E só.