APAGÃO: Abastecimento de energia e de água volta ao normal

Depois do apagão de dez horas, Copel e Sanepar monitoram retorno do fluxo normal

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Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko 

Segundo os engenheiros da Copel os fios de alta tensão, durante a queda dos Eucaliptos, caíram no "efeito cascata". Ou seja, os fios desligaram automaticamente o fornecimento de energia, até o momento da equipe encontrar o problema
Segundo os engenheiros da Copel os fios de alta tensão, durante a queda dos Eucaliptos, caíram no “efeito cascata”. Ou seja, os fios desligaram automaticamente o fornecimento de energia, até o momento da equipe encontrar o problema (Cristiano Silva/Grupo Verde Vale de Comunicação)

Depois da escuridão que deixou sem energia elétrica mais de 70 mil unidades consumidoras e uma sequência de residências e empresas sem água, a situação é bem mais tranquila agora. Na segunda-feira, 27, ambos os abastecimentos ainda eram comprometidos. Hoje, 28, contudo, segundo levantamento das companhias Paranaense de Energia (Copel) e de Saneamento (Sanepar), nenhum problema foi registrado.

No caso da água, a exceção ficou com o bairro São Sebastião, em União da Vitória. Segundo o escritório local da Sanepar, as válvulas que abastecem os imóveis seriam ligadas manualmente. Já com a energia elétrica, os reparos foram dispensados. “Estamos com a situação plenamente resolvida. Nossa preocupação é que as pessoas disponham de energia em casa e na empresa”, diz o engenheiro da Copel, Nelson Cuquel.

Ainda conforme o engenheiro, o conserto nas linhas de transmissão entre a colônia Paço do Iguaçu e Foz do Areia já ocorreu. O trabalho foi longo, exigiu habilidade e só foi localizado após o sobrevoo da frota aérea da Copel.

Acompanhe Nelson Cuquel, engenheiro da Copel, sobre o assunto:

A dimensão do problema foi sentida desde a noite de domingo, 26, quando 75 mil unidades consumidoras de energia ficaram no escuro. O apagão durou dez horas e só terminou às 6 horas de segunda-feira. “Nós estávamos realizando obras em Rio Azul e neste momento tínhamos menos alternativa para alimentar a carga. Tivemos sobrecarga na região”, explica.

Apoio dos grandes consumidores

Para a Copel, foi também fundamental a participação dos grandes consumidores de energia – empresas – para o retorno do abastecimento normal. “Quando acontece algo dessa natureza, entramos em contato com diversos grandes consumidores e eles colaboraram, reduzindo suas cargas. Isso é uma participação responsável”, explica. “Foram pessoas que na hora da necessidade, agiram com responsabilidade”, elogia.

Fotos: Cristiano Silva/Grupo Verde Vale de Comunicação