Habilidades Interpessoais: Atributos relacionados a inteligência emocional

A capacidade de se relacionar com outras pessoas da melhor maneira possível é fator decisivo para o sucesso profissional. E, apesar de a maioria dessas qualidades estarem ligadas à sua personalidade, muitas podem ser desenvolvidas e aprimoradas no decorrer de sua carreira.

Naturalmente, as qualificações técnicas são mais fáceis de serem adquiridas com treinamentos e formações específicas. Se você deseja aprender algo, busca o conhecimento, adapta-se ao novo contexto e executa a ação.

Assim, não adianta você saber tudo, se não usufrui deste conhecimento compartilhando-o com outros indivíduos. Afinal, o que move uma empresa são as pessoas que trabalham nela.

Portanto, a partir de agora não busque interagir somente com pessoas que possui afinidade, que pensam parecido. Mantenha convivência com perfis distintos ao seu. Não queira que todos pensem ou ajam como você. Não tente mudar os outros.

Perceba seu nível de proatividade, gestão de conflitos, poder de persuasão, administração do tempo e comunicação.

Jamais permita ser transtorno à organização, não gere rivalidades ou discussão no ambiente de trabalho. E, muito menos, disputas egocêntricas. Isso dará muito aborrecimento à gestão e, com certeza, ativará o questionamento sobre a viabilidade de sua permanência no time.


Confira com a Master Coach, Fernanda Perdum.